Horário eleitoral em Campo Mourão: confira o tempo de cada candidato
A partir desta sexta-feira (30), a Justiça Eleitoral autoriza a veiculação da propaganda política dos candidatos a prefeito e a vereador em todo o país, no rádio e na televisão. Em Campo Mourão há três candidatos a prefeito: Douglas Fabrício (Cidadania), Edoel Rocha (PV), e Rodrigo Salvadori (PP). Já os concorrentes à Câmara Municipal somam 174. O 1º turno das Eleições será no dia 6 de outubro. A cidade tem 70.820 eleitores aptos ao voto.
Com apoio de 10 partidos políticos, o candidato Douglas Fabrício (Cidadania) terá o maior tempo de propaganda: 4 minutos e 37 segundos por programa. Em seguida, Rodrigo Salvadori (PP), apoiado por três partidos, com 3 minutos e 11 segundos e, por fim, Edoel Rocha (PV), que tem aliança com seis siglas partidárias, com 2 minutos e 11 segundos.
A ordem de veiculação para o primeiro dia do horário eleitoral gratuito foi definida em sorteio realizado pela Justiça Eleitoral. O sorteio definiu que a Coligação “Campo Mourão da Esperança” (Federação Brasil da Esperança – FE Brasil – PT/PC do B/PV/ Federação PSOL REDE -PSOL/REDE), do candidato Edoel Rocha (PV), será a primeira a veicular propaganda para prefeitura de Campo Mourão.
Em seguida a Coligação “Cidade Forte e Unida! Avanço e Inovação” (Republicanos, MDB, PSD, PDT, Avante, Federação PSDB Cidadania(PSDB/Cidadania), PRD, União e Pode), do candidato Douglas Fabrício (Cidadania). A terceira e última coligação a veicular propaganda será a do candidato Rodrigo Salvadori (PP), com a chapa “Lado a lado por Campo Mourão” (PP, PL e Novo). A partir do segundo dia haverá rodízio entre os candidatos.
A distribuição é feita com base na representação partidária e desempenho das siglas nas últimas eleições, sendo que apenas as seis maiores legendas têm o direito ao espaço dentro da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV. A propaganda eleitoral gratuita será veiculada entre os dias 30 de agosto e 3 de outubro para o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, que acontece em 6 de outubro. Caso haja segundo turno, em 27 de outubro, o horário eleitoral gratuito será veiculado entre os dias 11 e 25 de outubro.
Como funciona o horário eleitoral gratuito
A transmissão é feita em rádio e televisão sem a necessidade de partidos e coligações pagarem para sua veiculação. A propaganda eleitoral gratuita será veiculada nas emissoras de rádio, inclusive nas comunitárias, e de televisão que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou das Câmaras Municipais.
De segunda-feira a domingo, emissoras de rádio e de televisão devem reservar 70 minutos diários para o horário eleitoral gratuito, que terá inserções de 30 e 60 segundos, a critério do respectivo partido político, federação ou coligação, e distribuídas ao longo da programação veiculada entre das 5 às 24 horas.
O tempo será dividido na proporção de 60% para o cargo de prefeito e 40% para cargo de vereador. Nas eleições para o cargo de prefeito, as emissoras devem veicular a propaganda eleitoral gratuita de segunda a sábado, das 7 às 7h10 e das 12 às 12h10, no rádio; e das 13 às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na televisão.
Não é permitida a veiculação de gravações idênticas no mesmo intervalo de programação, exceto se o número de inserções de que dispuser o partido político ou a federação exceder os intervalos disponíveis ou se o material apresentado pelo partido político ou pela federação impossibilitar a veiculação.
Veja a distribuição dos tempos do horário eleitoral:
Coligação “Cidade Forte e Unida! Avanço e Inovação” (Republicanos, MDB, PSD, PDT, Avante, Federação PSDB Cidadania(PSDB/Cidadania), PRD, União e Pode), do candidato Douglas Fabrício (Cidadania)
Tempo: 4 minutos e 37 segundos por programa;
Coligação “Lado a lado por Campo Mourão” (PP, PL e Novo), do candidato Rodrigo Salvadori (PP)
Tempo: 3 minutos e 11 segundos
Coligação “Campo Mourão da Esperança” (Federação Brasil da Esperança – FE Brasil – PT/PC do B/PV/ Federação PSOL REDE -PSOL/REDE), do candidato Edoel Rocha (PV)
Tempo: 2 minutos e 11 segundos