Lar de Idosos de Campo Mourão abre campanha ‘Lembre de Mim’ nesta segunda

Para marcar o “Setembro Lilás”, mês destinado à conscientização da doença de Alzheimer e outras demências, o Lar de Idosos São Joaquim e Sant’Anna de Campo Mourão promoverá, pelo segundo ano, a campanha “Lembre de Mim”. O lançamento da ação, com atividade intergeracional, será nesta segunda-feira (2), às 15 horas, na própria entidade.

Participarão da proposta os cerca de 65 idosos que vivem no Lar, familiares, colaboradores e a população em geral interessada. A neuropsicopedagoga e gerontóloga Claudeni Benelli, responsável pelas atividades desenvolvidas com os atendidos na instituição, explicou que a ideia é “misturar” diferentes gerações para realizar ações.

Segundo ela, por exemplo, crianças e adolescentes do Colégio Estadual de Campo Mourão realizarão uma atividade específica de pintura em pano de prato e em tela com os idosos. “Os alunos estarão auxiliando, dando apoio e participando dessa atividade de forma ativa”, informou.

Na abertura da ação, às 15 horas, haverá atividade intergeracional, com os idosos do Lar, familiares, colaboradores e comunidade em geral, propondo pintura em pano de prato e em tela

A programação da campanha envolve diversas outras ações durante todo o mês. Algumas delas são abertas ao público, outras internas. Na tarde desta quinta-feira (5), por exemplo, o grupo de idosos assistirá a um musical, no Teatro Municipal. Já no dia 19, haverá a comemoração dos aniversariantes, atividade que já acontece todos os meses.

Por sua vez, no dia 21, às 15 horas, no próprio Lar, a neuropsicopedagoga fará uma roda de conversa sobre Alzheimer voltada a familiares e amigos dos idosos. A confirmação da presença será mediante convite enviado diretamente às famílias. Também como parte da campanha, nos dias 23 e 24, a roda de conversa será exclusiva a colaboradores da entidade.

Já no dia 26, será realizado outro momento de trocas sobre Alzheimer com a comunidade em geral e instituições interessadas do município. Para participar, é preciso preencher um formulário on-line (https://tinyurl.com/ymzjhe7y). A conversa será conduzida por Claudeni. O encerramento da campanha, também com atividade intergeracional, será no dia 30.

A profissional ressaltou que as rodas de conversa, diferentes de formações, funcionam por meio de trocas. “Eu, como neuropsicopedagoga, psicopedagoga e especialista em Gerontologia, estarei conduzindo toda a conversa, lançando temas, tirando dúvidas, e a comunidade estará fazendo o seu relato, com relação a vivências, experiências, trocas de informações”, informou.

Durante todo o mês, a instituição se manterá aberta à visitação do público que queira conhecer os trabalhos no local, das 15 às 16 horas. Para comparecer à entidade, é preciso que os visitantes estejam com a vacinação em dia e façam uso de máscara dentro do ambiente em que os idosos estiverem.

1º ano da campanha

A campanha foi realizada pela primeira vez em 2023. Claudeni contou que a escolha do nome da ação foi inspirada em uma música denominada “Lembre de Mim”, do filme “Viva – a vida é uma festa”. No longa-metragem, a bisavó do personagem principal tem Alzheimer e sofre de perda de memória. “Ele canta a música que o pai dela cantava quando era pequena, e, quando ela escuta a música, começa a cantar também e a lembrar da infância”, resumiu.

Com experiência na família de Claudeni, visto que seu teve a doença, ela se especializou na área e hoje busca sempre levar o conhecimento sobre essa e outras demências às pessoas. Dessa vivência, também surgiu a iniciativa. “Eu sou uma defensora da distribuição de informações sobre o Alzheimer e outras demências”, destacou.

A expectativa para este ano é contar com a participação de diversas pessoas, com o objetivo de levar a informação e a conscientização sobre essas doenças. Além disso, o momento pretende ser enriquecedor e esclarecedor, estreitando vínculos. “E a informação é sempre muito bem-vinda”, sinalizou a especialista.

Setembro Lilás

O mês de setembro é destinado à conscientização sobre a doença de Alzheimer, bem como outros tipos de demência. O Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, instituído pela Lei nº 11.736/2008, é comemorado anualmente no dia 21 deste mês.

Conforme o Portal Agência Senado, essa doença é um dos tipos mais comuns de demência no mundo. Com base na Organização Mundial de Saúde (OMS), há mais de 50 milhões de pessoas no mundo convivendo com demência, e as estimativas são de que, em 2050, haja 150 milhões de pessoas com a doença.

Ainda conforme o portal, uma pesquisa realizada em 2023 levantou que, somente no Brasil, cerca de 1,76 milhão da população acima de 60 anos têm alguma demência.

Diante das projeções de aumento da doença, inclusive no Brasil, recentemente, foi sancionada no Brasil a Lei 14.878/2024, que aprovou a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências. A iniciativa tem a intenção de traçar um plano de ação conjunta envolvendo poder público, sociedade civil, prestadores de serviço e comunidade acadêmica.

Serviço

Para participar da roda de conversa sobre Alzheimer no dia 26 de setembro, basta preencher o seguinte formulário: https://tinyurl.com/ymzjhe7y. Mais informações sobre a programação da campanha podem ser consultadas entrando em contato com o Lar de Idosos de Campo Mourão: (44) 99982-7837 ou (44) 3810-5092, ou acompanhando o Instagram @larsaojoaquimesantanacm