III Caminhos da Produção Orgânica movimenta praça São José nesta quarta

A terceira edição do evento Caminhos da Produção Orgânica será nesta quarta-feira (4), na praça São José de Campo Mourão. A programação iniciará às 8h30 e seguirá até as 16h30. O encontro visa promover alternativas de produção sustentável e fomentar o desenvolvimento econômico em toda a região.

Destinado, sobretudo, a produtores rurais, empresários, estudantes e professores, mas também aberto a toda a comunidade interessada do município e região, o evento é organizado pelo Ministério Público do Paraná, mediante o Grupo Especializado em Meio Ambiente (Gaema), em parceria com a Prefeitura Municipal, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e diversas instituições colaboradoras e empresas privadas.

Na exposição de caráter regional, serão tratados temas voltados para orientações sobre produção e técnicas de manejo, bem como certificação, crédito e comercialização de produtos agrícolas. Também serão realizados debates, rodas de negócios e palestras, de forma a reforçar o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conforme o diretor de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, Rosinaldo Cardoso, os principais temas que serão abordados envolvem políticas públicas e assistência técnica para produção, biodiversidade e agroecologia, certificação e capacitação, assistência técnica e alternativas orgânicas para produção, linhas de crédito e agentes financeiros e rodada de negócios e comercialização.

Esta edição também contará com apresentação de pesquisas desenvolvidas por instituições de ensino superior e empresas da área. De acordo com a unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Campo Mourão, serão expostos, por exemplo, projetos de apoio ao plano regional das seguintes instituições de Campo Mourão: Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Centro Universitário Integrado, Colégio Estadual Agrícola, Sindicato Rural, entre outras.

Além disso, os visitantes poderão receber orientações sobre produção e comercialização de produtos, por especialistas e profissionais presentes. Às 10 horas, está prevista a realização de uma palestra com o tema “Produção e certificação”, com Nilson Barnabé, do IDR-Paraná, e Aarão Fabricio, do Programa Paraná Mais Orgânico.

No período da tarde, às 14 horas, outra palestra sobre “Comercialização e contêiner box do Ceasa”, ministrada por Elzo Nunes Alves, do Ceasa/IDR-Paraná, e Olavo Aparecido Luciano, da cooperativa Coaprocor de Corumbataí do Sul, poderá ser assistida pelos presentes. Ambas as abordagens serão realizadas em barracas destinadas à rodada de negócios. Nos demais horários, o espaço será usado pelos parceiros do evento no atendimento aos visitantes, com temas diversificados.

Preocupados com a importância de se implantar práticas de produção sustentável de Campo Mourão e região, consideradas essenciais para o desenvolvimento econômico, os responsáveis pela exposição também organizarão trilhas de conhecimento buscando incentivar os participantes a adotarem tais medidas.

Ao longo do dia, produtos orgânicos ou em processo de certificação serão comercializados no local, além de a Feira Criativa do município também estar presente. “O evento promete não apenas impulsionar a economia local, mas também inspirar novas práticas sustentáveis que beneficiem a sociedade como um todo”, disse Cardoso, ao convidar a população a participar.