Prefeito assina ordem de serviço para construção de restaurante popular

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, assinou nesta semana a ordem de serviço que autoriza a construção de um restaurante popular no valor de R$ 3,4 milhões no município. A empresa vencedora da licitação foi a Bird Construtora, com a proposta de R$ 3.437.638,10 milhões. A estrutura será construída em terreno do município, próximo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Jardim Paulista.

O prazo para execução é de um ano, podendo ser prorrogado a partir de termo aditivo. A construção de um restaurante popular é uma demanda antiga em Campo Mourão. Na região, a cidade de Boa Esperança é a única que oferece este serviço à população de baixa renda.

A obra terá 900,17 metros quadrados. O convênio para a construção foi celebrado entre o município e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) durante audiência do prefeito Tauillo Tezelli com o secretário da Seab, Natalino Avance de Souza, em junho deste ano.

O restaurante popular terá produção diária de uma média de 800 refeições a preços acessíveis, ofertadas preferencialmente à população em situação de insegurança alimentar e nutricional. “Esse é um projeto que há anos estávamos tentando viabilizar em Campo Mourão. É um marco muito importante, graças a parceria que temos com o governo do Estado”, destacou Tezelli.

Segundo o prefeito, a iniciativa é benéfica em vários aspectos e representa um incentivo ao consumo de produtos regionais e ao desenvolvimento econômico local, já que grande parte dos alimentos que abastecerão o restaurante popular deverão ser originários da agricultura familiar. “O restaurante vai ajudar na promoção da cidadania e inclusão social”, ressaltou o prefeito.

Restaurantes populares

O Programa Paranaense de Apoio aos Restaurantes Populares foi implantado com o objetivo de subsidiar a construção, modernização e reformas de estabelecimentos que ajudem a garantir refeições saudáveis e a preços acessíveis para a população que se alimenta fora de casa. Executado pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), o projeto é destinado a municípios com mais de 80 mil habitantes. Com o novo investimento, o Estado chega a 25 Restaurantes Populares construídos ou modernizados com apoio do governo estadual desde 2019.

Segurança alimentar

O Paraná é o segundo estado com maior segurança alimentar do Brasil, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em abril. A pesquisa aponta que em 82,1% dos domicílios do Estado os moradores têm acesso à alimentação de qualidade e em quantidade suficiente, o que representa cerca de 3,5 milhões de domicílios ou 9,5 milhões de pessoas. No ranking nacional, o Paraná ficou atrás apenas de Santa Catarina (88,8%).

O índice considera que os gastos com alimentação destas famílias não comprometem outras necessidades essenciais e que seus moradores não apresentam preocupação quanto à falta de alimento em um futuro próximo.

Além dos Restaurantes Populares, a Seab tem outras iniciativas para ajudar a garantir alimentação de qualidade. Entre elas estão o Leite das Crianças, que distribui diariamente um litro de leite enriquecido para crianças de seis meses a três anos; Cozinhas Comunitárias e Hortas Comunitárias em municípios de médio e grande porte; Feiras Livres; Centrais de Recebimento e Distribuição de Alimentos; Compra Direta Paraná, que adquire produtos da agricultura familiar e distribui para a rede socioassistencial; e os Bancos de Alimentos.