Barbosa Ferraz serve o ‘Porco Garantido’ neste domingo

O município de Barbosa Ferraz serve neste domingo (8), a partir das 11h30, o seu prato típico, o “Porco Garantido” para mais de 1 mil pessoas. A festa é alusiva aos 64 anos da cidade, cujo aniversário foi comemorado no dia 25 de julho. A programação foi aberta na quinta-feira (5) com funcionamento das barracas de alimentação, parque de diversão, desfile de crochê e shows artísticos.

Neste sábado (7), a partir das 9 horas, o município promove desfile cívico, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Já no período da noite haverá shows artísticos com Flávio Souza, João e Tiago e Loubet, além da DJ Milena.

O ponto alto da festividade será o almoço com o Porco Garantido, neste domingo (8), no Centro de Eventos. Durante o almoço haverá show ao vivo com Mandiuca. O prefeito da cidade, Edenilson Miliossi, presidente do Condescom, comentou que um grande público já participou das festividades até o momento. “São pessoas de Barbosa Ferraz e também de cidades da região que estão confraternizando conosco”, falou o gestor.

Ele disse que o almoço receberá visitantes não só de cidades da região mas de outros municípios do Paraná em que familiares de moradores de Barbosa Ferraz voltam à cidade para visitar os parentes e aproveitam a festa.

Porco Garantido

O Porco Garantido é feito com carne suína desossada. Foi adotado como prato típico de Barbosa Ferraz em 2007. De lá para cá o número de convites vendidos aumenta a cada ano, atraindo pessoas de várias cidades da região.

A iguaria é assada em fogo brando, na grelha, por cerca de quatro horas. Depois, é colocado em fogo forte por cerca de três a quatro minutos para ficar “garantido”. Acompanha o prato arroz branco, saladas, tutu de feijão e torresmo.

Em torno de 1,5 mil quilos de carne são preparados para o almoço. Para padronizar o prato, os animais escolhidos têm no máximo 1 centímetro de gordura. O objetivo é que o assado fique no ponto e a carne tenha o menor índice de gordura possível. Os porcos vão para o fogo na madrugada que antecede o almoço.