Gincana: alunos da UTFPR de Campo Mourão arrecadam 8,5 toneladas de alimentos e outros itens

Em uma iniciativa que alia diversão, competição e solidariedade, os alunos do curso Técnico Integrado em Informática para a Internet do campus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que estão participando nesta semana da gincana cultural realizada anualmente, arrecadaram uma quantidade expressiva de itens durante as provas filantrópicas. Os produtos foram doados a diversas instituições socioassistenciais.

A gincana iniciou nesta terça-feira (10), quando as doações foram feitas para pelo menos nove entidades de Campo Mourão e Juranda, com um total de 8,5 toneladas de alimentos – mais 2,5 toneladas que já haviam sido encaminhadas para o Rio Grande do Sul, estado atingido pelas enchentes nos últimos meses. Um dos beneficiados foi o Centro Transitório de Recuperação de Animais Vitimados, para o qual foram destinadas 1,8 toneladas de ração para os animais.

A voluntária da Associação dos Protetores de Animais Independentes (PAIS), Amanda Tonet, que é a Organização Não Governamental (ONG) responsável por cuidar do centro transitório, expressou, com alegria, a ação. “Uma iniciativa muito joia, pegou a gente de surpresa, ainda mais a quantidade, que foram quase duas toneladas de ração”, disse.

Ela também ressaltou a importância do gesto de solidariedade dos alunos com a causa animal na cidade. “Para a gente, é uma bênção, um respiro, um alívio na compra de ração que a gente faz todo dia. Então, a gente consegue pagar as contas, e os bichinhos terão ração para comer, não vão ficar sem”, falou agradecida.

Outras entidades favorecidas foram o Lar Miriã, o Lar Dom Bosco, a Casa de Passagem, as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Campo Mourão e Juranda e a Sociedade de São Vicente de Paulo, os Vicentinos, para as quais foram doados produtos alimentícios e materiais de higiene.

O gesto de generosidade não para por aí. A Unimed Campo Mourão também teve o apoio da iniciativa, recebendo 323 garrafas pet com lacres de alumínio, que corresponderam a 283 quilos, somando um valor de R$ 1.430,00. Em mais um ano, A Unimed destinará os itens ao projeto “Eu Ajudo na Lata”.

Por meio dele, o valor das vendas é convertido na compra de itens de acessibilidade, por exemplo, cadeira de rodas, que serão doados posteriormente a instituições beneficentes do município e região. Com a ação, o Hemonúcleo de Campo Mourão também arrecadou 159 bolsas de sangue, além de terem sido feitos 11 cadastros de medula óssea.

A coordenadora do curso técnico da UTFPR de Campo Mourão, Flávia Reitz, expressou satisfação ao ver, por mais um ano, o engajamento dos estudantes em ajudar quem está em situação de vulnerabilidade. Ela destacou que esta edição da gincana superou as expectativas e que a ação vem atingindo quantidades mais expressivas de doações a cada ano.

Com isso, a docente expressou que as ações propostas vão além de uma mera competição entre alunos, pois ela representa o empenho da comunidade acadêmica em impactar positivamente a vida das pessoas e promover um mundo mais justo e solidário.