Vestibular da UTFPR 2025: prazo para solicitar isenção de taxa termina neste mês

Termina no próximo dia 22 o período para solicitar a isenção de taxa de inscrição para o Vestibular de Verão da Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para ingresso no ano de 2025. Os pedidos deverão ser feitos em formulário específico disponível no Portal do Candidato (https://portaldocandidato.funtef.org/), no momento da inscrição.

De acordo com o edital do processo seletivo, podem solicitar a isenção candidatos com renda bruta familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo. Os interessados precisam apresentar o Cadastro Único em versão eletrônica ou em folha resumo, obtida no Centro de Referência de Assistência Social das prefeituras municipais.

O edital especifica, ainda, que essa isenção não será usada para comprovação de renda no ato do Requerimento de Matrícula dos candidatos às vagas reservadas em conformidade à Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, alterada pela Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023, de que tratam o item sobre as vagas reservadas a candidatos cotistas.

A publicação da relação nominal com o deferimento ou não do pedido de isenção está prevista para ser publicada a partir do dia 1º de outubro, no site oficial da universidade: utfpr.edu.br/vestibular, com posterior prazo para solicitação de recurso, de 2 a 3 do mesmo mês.

Após as respostas com a lista da concessão final, que deve ser disponibilizada no site no dia 7 outubro, os candidatos que tiverem a solicitação de isenção indeferida, deverão pagar a taxa, conforme estabelecido no edital, até o dia 10 de outubro, observado o horário de atendimento bancário. Caso contrário, eles serão automaticamente excluídos do Vestibular de Verão da UTFPR. As inscrições seguem abertas até 9 de outubro, sendo que o valor da taxa é de R$ 150,00.

Especificações

Os cursos de graduação ofertados pela instuição são gratuitos. O candidato pode se inscrever em até dois cursos, sendo um em primeira opção e outro em segunda. Se não for aprovado em nenhuma delas na 1ª chamada, automaticamente estará inscrito na lista de espera nas duas opções escolhidas. Caso não seja convocado para a matrícula, continuará concorrendo nas chamadas seguintes, se ainda houver vagas não ocupadas.

Metade das vagas ofertadas é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Destas, 50% são voltadas para cotistas oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita.

As demais são para candidatos cotistas independentemente de comprovação de renda familiar. Além disso, há reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e para pessoas com deficiência. As provas, formadas por 60 questões objetivas no formato múltipla escolha e redação em língua portuguesa, serão aplicadas no dia 17 de novembro deste ano, conforme prevê o edital.

No campus de Campo Mourão, a universidade oferta 322 vagas para oito cursos de graduação distintos. Além disso, há vagas em todos os demais 12 campi da UTFPR: Apucarana, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena, Toledo. Somando todas as unidades, são 3.934 vagas em 117 cursos.

As provas também poderão ser aplicadas em municípios vizinhos, dependendo do número de candidatos inscritos. A data prevista para a divulgação do resultado final do processo será no dia 14 de janeiro de 2025.

Vagas por curso em Campo Mourão

Ciência da Computação: 22
Engenharia Ambiental e Sanitária: 50
Engenharia Civil: 50
Engenharia de Alimentos: 44
Engenharia Eletrônica: 46
Engenharia Química: 44
Licenciatura em Química: 44
Tecnologia em Alimentos: 22

Serviço

Todas as publicações referentes ao Vestibular de Verão da UTFPR devem ser acompanhadas no site https://www.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr/vestibular/vestibular. O edital de abertura retificado pode ser consultado na íntegra acessando o link: https://tinyurl.com/ye9hr8kt