Abertura do Empreende Week 2024 terá palestra com o fundador do Orkut
A primeira palestra da programação do Empreende Week 2024, que acontecerá em Campo Mourão no período de 7 a 10 de outubro, será proferida por Orkut Büyükkökten, engenheiro de software turco que desenvolveu a rede social Orkut. Mais uma vez, o evento de ciência, tecnologia, inovação, empreendedorismo e negócios será realizado nas dependências do Mourão Garden Eventos (saída para Maringá).
A palestra gratuita de Orkut Büyükkökten será realizada a partir das 19 horas. É esperado um público recorde. Os interessados em participar do evento podem se inscrever por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/empreende-week-2024/2492456.
As vagas para a palestra são limitadas, no entanto, conforme as regras do evento, a inscrição, por si só, não garante a entrada em todos os espaços. Assim, o acesso dos inscritos será feito por ordem de chegada, até o limite da lotação de cada atividade/espaço.
Palestras com ministrantes de renome nacional também estão previstas para o evento. Nas edições anteriores, o Empreende Week – que é realizado desde 2017 –, também contou com a participação de palestrantes como Kondzilla, Lars Grael, Giuliana Morrone, Gustavo Borges, Gabriela Prioli e Átila Iamarino.
Este ano, até o momento, os organizadores confirmaram a presença de Vicente Carvalho, fundador do veículo de mídia digital “Razões para Acreditar”, no dia 8, às 19h30, e da atleta paralímpica Raíssa Rocha Machado, no dia 9, às 16 horas.
Orkut Büyükkökten
Criador da rede social que levava seu nome, Orkut Büyükkökten fez mestrado e doutorado em Ciência da Computação na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Foi engenheiro de produto do Google e é um entusiasta das comunidades online. Ele foi responsável pelo lançamento do Orkut, que ficou no ar entre os anos 2004 e 2014, e também pela Hello (2016-2022). Além disso, o desenvolvedor advoga sobre as boas práticas nas redes sociais.
O Orkut fez muito sucesso especialmente no Brasil e na Índia. Em suas andanças pelo mundo, Orkut Büyükkökten tem anunciado que prepara um novo projeto com base nos dados e no conhecimento adquirido com as antigas redes sociais. Para ele, é importante as pessoas encontrarem uma forma melhor de se relacionarem virtualmente e frequentemente compartilha sua preocupação sobre as redes sociais da atualidade.
“Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula”, escreveu Orkut ao desativar a Hello.