Prefeito de Boa Esperança busca reeleição para ‘concluir projetos em andamento’
A TRIBUNA traz, nesta quinta-feira (19), entrevista com o candidato à reeleição de Boa Esperança, Joel Celso Buscariol (MDB). Com apenas um concorrente, ele foi o único candidato da cidade a responder à entrevista no prazo estipulado pelo jornal. Buscariol lidera a coligação “O futuro de Boa Esperança em suas mãos”, apoiada pelas siglas MDB e PSD, juntamente com o candidato a vice, Carlinhos Donato (MDB). O grupo tem duas chapas de candidatos a vereadores, totalizando 20 nomes, que, segundo Buscariol, têm ‘diversas representatividades: católicos, evangélicos, empresários e servidores públicos’.
Junto com o seu atual vice-prefeito, o gestor quer ‘dar continuidade ao trabalho que vem realizando’. A manutenção da parceria com Donato também é considerada por ele importante para que isso se concretize, destacando o que foi determinante para a escolha do vice: “Afinidade, amizade de longa data, a certeza de sua seriedade, honestidade e capacidade, bem como de sua força e garra para trabalhar em prol da melhoria do nosso Município. Unindo forças para o bem de Boa Esperança”, expressou Buscariol.
Mas não é apenas para dar sequência ao trabalho que, segundo o candidato, já vem sendo feito que ele está na disputa. “Tenho novos projetos que desejo executar no próximo mandato”, falou. As propostas no âmbito da educação na rede municipal de ensino, por exemplo, incluem, entre outras, a promoção da ‘equidade’ e da ‘igualdade’ entre os educandos. Para isso, se reeleito, ele pretende fornecer uniformes, tênis, kits de materiais escolares, kits de higiene bucal, alimentação de qualidade para os estudantes das instituições municipais. Leia abaixo a entrevista completa.
Tribuna do Interior – Quem é Joel Buscariol e qual a sua formação acadêmica?
Joel Buscariol – Sou Joel Celso Buscariol, nascido e criado em Boa Esperança, filho dos saudosos Celso Buscariol e Nadilva de Pieri Buscariol. Casado com Leila Toni, pai do Matheus e da Sofia. Sou engenheiro agrônomo e atual prefeito de Boa Esperança.
Comente um pouco sobre a sua atuação na vida política ao longo do tempo e quais são as suas pretensões para os próximos anos.
O ser humano é movido por desafios. A minha experiência no setor privado, e agora no setor público, enriqueceram muito o meu currículo. Trabalhei de forma correta e reta nesse período, usando os ensinamentos que aprendi com minha família, não esquecendo jamais que somos funcionários do povo e que todas as ações têm que trazer benefícios e melhorias para o Município e para a população, sempre pensando no bem-estar e no crescimento do Município e das pessoas. Sou nascido e criado em Boa Esperança. A minha pretensão é de trabalhar, desenvolver e melhorar a cidade em que nasci, nunca me esquecendo de princípios que considero básicos para se realizar um bom trabalho: ser transparente, honrar pai e mãe, priorizar a família e temer sempre a Deus.
Por que colocou o seu nome na disputa para a prefeitura de Boa Esperança?
Coloquei meu nome na disputa para dar continuidade ao trabalho que venho realizando. Essa continuidade é crucial para alcançar os objetivos desejados, pois tenho projetos em andamento que desejo completar e expandir e também tenho novos projetos que desejo executar no próximo mandato, a fim de manter e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pela administração municipal. Para existir melhoria na cidade que amamos, é preciso de pessoas com atitude e competência para colocar o nome à disposição da população.
Como foi elaborado seu plano de governo?
Foram realizadas reuniões com pessoas de vários segmentos e setores do Município, verificando as necessidades e as prioridades para o atendimento da população em geral.
Como está sendo sua campanha eleitoral?
Estamos fazendo campanha utilizando as mídias sociais e visitando os moradores em suas casas, mostrando as melhorias e os avanços que obtivemos para o nosso Município, com um plano de governo que traz novas conquistas e muitos benefícios para a nossa população, sempre priorizando as necessidades de cada setor. Graças a Deus e ao trabalho que desenvolvemos durante esta gestão, a população está se mostrando muito receptiva e acolhedora.
Como avalia o município de Boa Esperança atualmente?
Um ótimo lugar para se constituir e manter uma família, com oportunidade de crescimento e trabalho. Um lugar seguro, com bom atendimento na saúde, educação, assistência social, segurança e infraestrutura. Um Município saudável, que honra seus compromissos junto aos fornecedores, servidores e com a população em geral, priorizando um atendimento digno para a nossa população.
Quais são suas principais propostas para o desenvolvimento econômico do município?
A base econômica do Município, hoje, é o setor agrícola e o comércio local. Assim, iremos priorizar as estradas rurais e as pontes para o escoamento da safra e as leis municipais de incentivo para benefício do comércio local e para atrair novos empreendedores.
Como pretende melhorar a infraestrutura da cidade, incluindo ruas, saneamento e transporte?
Observar fielmente o Plano Diretor para o crescimento ordenado do Município, pensando sempre no futuro e no meio ambiente. Em relação ao saneamento, a manutenção dos convênios junto ao governo estadual e à Sanepar (concessionária do serviço público de fornecimento de água potável).
Quais são suas estratégias para enfrentar os desafios da saúde pública na cidade?
Mapear as prioridades da população, fortalecer a rede de atendimento com a construção da UMS (Unidade Mista de Saúde) já iniciada, garantindo acesso adequado e equitativo a todos os cidadãos; aumentar a eficiência dos serviços buscando mais profissionais da saúde para atendimento humanizado das necessidades de nossos pacientes, e também a diminuição de filas; investimento em campanhas de prevenção e promoção da saúde para reduzir a incidência de doenças e pragas; manter a limpeza constante de todo o Município; realizar campanhas de prevenção à dengue e escorpião, entre outras; capacitar e valorizar os profissionais da saúde.
Como planeja lidar com a educação e quais serão suas prioridades para as escolas municipais?
Investir em manutenção, reforma e construção de novas salas de aula, quando necessário, garantindo ambientes de aprendizagem seguros e bem equipados; promover formação continuada de professores e profissionais da educação; integrar novas tecnologias no ensino, fornecendo ferramentas e recursos digitais, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem; promover a equidade e a igualdade entre os educandos, fornecendo uniformes, tênis, kits de materiais escolares, kits de higiene bucal, alimentação de qualidade, entre outros.
Que medidas pretende adotar para garantir a segurança pública e reduzir a criminalidade?
Parcerias com a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal, com os grupos de moradores, maximização do sistema de videomonitoramento de câmeras com inteligência artificial 24h por dia no Município.
Qual é o seu plano para o enfrentamento das questões ambientais e de sustentabilidade local?
Promover ações de conscientização da população em parceria com a educação e a sociedade civil organizada para a melhoria da coleta seletiva, visando à máxima recuperação dos materiais recicláveis e a destinação final adequada daqueles que não puderem ser reaproveitados. Investimentos na estação de transbordo e na área de resíduos da construção civil (entulho), bem como fiscalização.
Como pretende promover a participação cidadã e a transparência na gestão municipal?
Fortalecimento dos conselhos municipais com ampliação da participação da sociedade nas questões governamentais, promoção de eventos públicos para que a população possa tirar suas dúvidas e solicitar esclarecimentos à administração, manutenção diária do Portal da Transparência – que é de fácil acesso –, e implantação da carta de serviços ao cidadão, com link para registro de reclamações de serviços e/ou denúncias sem identificação dos usuários.
Quais são suas estratégias para apoiar o pequeno empreendedor e o comércio local?
Leis locais de proteção, com priorização das compras municipais pelos comerciantes locais, fornecimento de imóveis públicos, através de processo de concessão, com custo baixo, para os pequenos empreendedores, e leis de incentivo fiscal para viabilizar os empreendimentos.
Quais são suas estratégias para apoiar os agricultores do município?
Manutenção e melhorias em estradas rurais, com prioridade em alargamento das pontes e nas vias de acesso, cascalhamento nos pontos críticos, colocação de pedras irregulares em locais íngremes para facilitar a passagem de caminhões e maquinários em dias de chuva. Planejamento de asfalto rural para o futuro do Município; fornecimento de resfriadores e veterinário para apoiar a pecuária leiteira; fortalecimento da Associação dos Produtores com o fornecimento de maquinários para trabalho nas pequenas propriedades.
Caso seja reeleito prefeito de Boa Esperança, o que a população pode esperar de sua gestão?
Compromisso com o trabalho e honestidade, preservando a família e os bons costumes do nosso povo, e muita força de vontade para buscar apoio junto ao governo estadual e ao governo federal para a melhoria do nosso Município, unindo forças entre os poderes públicos, servidores, empresários e munícipes em geral. Além, é claro, de dar continuidade e concluir os projetos e obras que estão em andamento. Temos a certeza de que a próxima gestão continuará sendo esse canteiro de obras que nossa cidade vivenciou durante este mandato. Com novos projetos, muito trabalho, dedicação, transparência, e com a graça de Deus, iremos executar.
Fique à vontade para fazer suas considerações finais.
Fiz uma administração transparente, diferente de tudo, sem perseguições, sem a priorização de grupos isolados e com uma aprovação popular nunca vista neste Município. Administração é feita com conhecimento, competência, com pessoas de excelência e com o apoio popular. Acrescentando o público na Administração identificamos o verdadeiro sentido de Administração Pública.