Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realizará ação nesta quinta

Nesta quinta-feira (26), o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comude) de Campo Mourão promoverá uma ação de mobilização e conscientização para marcar o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no último sábado (21). O evento será na Praça Bento Munhoz da Rocha Neto, mais conhecida como Praça do Fórum, a partir das 14 horas, aberto a toda comunidade interessada.

A programação inclui apresentações dos alunos da Escola Bilíngue para Surdos Espaço Aberto e dos estudantes das classes especiais das escolas municipais Florestan Fernandes, Manoel Bandeira e Urupês. Além disso, o Coral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) se apresentará e será realizada contação de histórias. Haverá modalidades paradesportivas, em parceria com a Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), além de pipoca e interação com o Espaço Sou Arte, que garantirá a diversão durante a tarde.

Claudeni Benelli, membro do Comude, destacou que o evento é relacionado ao “Setembro Verde”, mês da luta pela inclusão social da pessoa com deficiência. “Setembro é todo colorido”, disse Claudeni, ao lembrar que há diversas campanhas no decorrer deste mês, incluindo o “Setembro Lilás”, de conscientização sobre a doença de Alzheimer e outros tipos de demência, o “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, entre outras, estando, portanto, em harmonia com a primavera, que também começou neste mês.

Comude

O Comude foi instituído e regulamentado em Campo Mourão no ano de 2001, pela Lei nº 1404. Desde então, o conselho vem proporcionando eventos e atividades no município, sempre com o objetivo de promover a inclusão e o fortalecimento das leis pertinentes à pessoa com deficiência, conforme destacou Claudeni.

No entanto, as atividades foram interrompidas durante a pandemia de Covid-19, em 2020. Mas, em 2024, em que foi constituída a nova diretoria do Comude, a celebração em alusão ao dia 21 de setembro e outras ações voltarão a ser realizadas, mobilizando a sociedade. A diretoria do conselho atualmente é composta, além de Claudeni, que é a segunda secretária, pela presidente, Tatiane Rechotnek, vice-presidente, Dione Mendes, e primeira secretária, Lia França, assim como outros membros que também fazem parte do conselho.

A data

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, visa promover a conscientização sobre a importância de desenvolver meios de inclusão para as pessoas com deficiência. De acordo com o Ministério da Previdência Social, também é uma forma de enfocar o debate sobre preconceito e a dificuldade que os deficientes têm para acessar os serviços públicos.

O Ministério da Saúde define que uma pessoa com deficiência é aquela que apresenta limitações ou incapacidades para realizar determinadas atividades, necessitando de um cuidado integral que inclua ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.