Após 8 anos, Nei Calori busca o segundo mandato à prefeitura em Mamborê
Após 8 anos, o médico veterinário, ex-prefeito e ex-vereador de Mamborê, Claudinei Calori de Souza (PL), 55, mais conhecido Nei Calori, tenta novamente o cargo de prefeito do município (2º mandato). Ele chegou a concorrer nas duas últimas eleições – 2016 e 2020-, mas foi derrotado nas urnas pelo atual prefeito, Ricardo Radomski. Agora Calori está de volta na disputa e, segundo ele, mais preparado e experiente para representar a cidade. “Vou governar com muita responsabilidade e respeito a todos cidadãos mamboreenses”, destacou o candidato ao acreditar em sua experiência política como diferencial.
Calori faz dobradinha com o médico Vanderson Pereira de Freitas (PP), na coligação “Com a força do povo”, composta pelos partidos PP, PODE, PSDB, Cidadania e PL. Seu grupo lançou quatro chapas com candidatos à Câmara Municipal totalizando 39 concorrentes, sendo 10 pelo PL; Podemos (10); Cidadania/PSDB (10); e PP (9).
O ex-prefeito que já tem uma bagagem política elogiou seu candidato a vice. “O Dr. Vanderson é um médico excepcional. Muito competente, com profissionalismo e de grande aceitação no município pelo exemplar trabalho prestado à população de Mamborê. Tenho certeza que vai somar muito”, frisou.
Calori foi prefeito de Mamborê na gestão 2013/2016. Ele disse que a expectativa é positiva para a disputa. “Acredito que chegou o momento. Já fui prefeito da cidade e deixamos várias marcas com grandes conquistas para o município”, disse, ao reforçar que hoje tem mais maturidade para comandar o Executivo. O candidato lembrou ainda que tem ‘portas abertas’ com Governo do Estado e Federal, o que vê como positivo ao município uma vez eleito. “Este bom relacionamento é importante para trazer recursos para investimentos ao município”, argumentou. Leia abaixo a entrevista completa.
Tribuna do Interior – Quem é Nei Calori?
Nei Calori – Sou nascido em Mamborê, filho do saudoso prefeito Armando Alves de Souza e de Odila Calori de Souza. Tenho uma vida dedicada a questões públicas. Sou uma pessoa bem relacionada e carismática, popular em meio a comunidade. Casado com Vânia Maria, com quem tenho três filhos: o cirurgião dentista, Lucas Rafael; o advogado, Rômulo Eduardo; e o estudante Lorenzo Calori.
Qual sua formação/ocupação?
Sou médico veterinário e pequeno produtor rural.
Qual sua experiência na vida pública?
Já fui secretário municipal de Agricultura; assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná; vereador por dois mandatos, sendo presidente da Câmara; presidente da Associação das Câmaras Municipais da Região da Comcam (Acamdoze); prefeito de Mamborê; e diretor na Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná.
Por que o senhor colocou o nome para disputa à prefeitura de Mamborê?
Por militar no meio político há muito tempo e possuir um ótimo relacionamento com deputados e governo, tenho a certeza de que consigo viabilizar muitos recursos em diversas áreas da administração municipal. Por outro lado também como já administramos Mamborê, somos profundos conhecedores das principais demandas da comunidade. Também, além de conhecer a grande maioria dos habitantes de Mamborê, isso nos torna mais preparados para definir as principais prioridades e atender a população da nossa cidade, contribuindo para que o município proporcione uma maior e melhor qualidade de vida para todos.
Como foi elaborado seu plano de governo?
Ouvindo as pessoas, visitando bairros, comunidades, setores e lideranças do município, também conversando com as entidades municipais, sociedade organizada, iniciativa privada e empresários. Fizemos visitas técnicas sobre projetos ou programas existentes em outros municípios que trouxeram mais agilidade e melhorias para aquela cidade que poderíamos adaptar a nossa realidade e também do nosso próprio olhar como munícipe de ações que podem ser implantadas que trariam benefícios a nossa população.
Como candidato, qual sua principal bandeira?
O desenvolvimento econômico e melhorias na parte urbana da cidade.
Desenvolver ações que aumente consideravelmente a demanda de empregos no município com a implantação de um parque industrial e vários mini-condomínios industriais. Trazer também melhorias significativas no urbanismo da cidade com criação de programas de calçadas, iluminação de LEDs. Melhorias nas ruas, praças e logradouros, construção de pista de caminhada e ciclovias com pisos emborrachados na região que envolve os conjuntos Mamborê, Campo Belo, Vitória, Santa Luzia, Porto Seguro, Santa Maria e Bairro Operário.
Em sua opinião, qual a maior carência hoje do município?
São algumas carências. Mas podemos dizer que entre as principais está a falta de vagas de emprego e renda. Vamos trabalhar muito em prol do desenvolvimento econômico do município para melhorar essa situação. Também focaremos em uma ação forte na parte da melhoria urbana de Mamborê. Isto significa organizar e embelezar mais a nossa cidade. Outra prioridade nossa será investir em moradias para a população de baixa renda, pois há uma grande demanda nesta área também.
Como será a atuação de seu vice, o Dr. Vanderson, caso sejam eleitos?
Meu vice, o Dr Vanderson, como é médico e já atuou por sete anos na secretaria municipal de Saúde terá um papel muito importante dentro da secretaria de Saúde do município. Ele é uma pessoa muito competente no exercício da medicina. Estará somando para que elevamos a Saúde a excelentes conquistas, não tenho dúvidas. Ele irá desenvolver um trabalho para organizar todo um trabalho humanitário nos atendimentos e identificar as principais carências e demandas e poder corrigir, criar programas, eliminar as filas de exames e elevar a qualidade da saúde da população. E assim vamos ter uma eficiência e agilidade em toda estrutura desde o atendimento médico até em estrutura física das nossas unidades de saúde existentes em todo o município para melhor atendimento da população até o desenvolvimento do trabalho e valorização dos funcionários desta área.
Hoje, de modo geral, a Saúde é uma das maiores demandas nos municípios. Como o senhor avalia a Saúde em Mamborê?
Com relação a Saúde consideramos ela de maior importância para o cidadão, pois a qualquer tempo necessitamos de um atendimento para nós ou algum familiar. Recentemente, a nosso ver, ocorreu um erro gravíssimo que serve de exemplo. A cidade passou por um surto muito grande de dengue e erraram na forma de enfrentamento. Filas se formaram no Centro de Saúde, centenas de pessoas passavam diariamente, esperas de até 5 horas ou mais, a maioria em estado de muito mal-estar. Muitos até desistiam do atendimento mesmo muito mal pelos sintomas da doença. A reclamação da população foi geral. Isso serve de aprendizado para que em outra gestão se corrija fatos como estes. O nosso município há muitos anos já não tem hospital e um avanço muito grande foi a implantação de um posto de atendimento com plantão 24 horas, implantado há alguns anos na gestão do então prefeito Lair Maggione. De lá para cá sempre houve um melhor atendimento para a comunidade. Nos dias de hoje, esse pronto atendimento funciona nas dependências do antigo hospital Santo Antônio e continua sendo um pronto atendimento. Falta muito um centro cirúrgico para que nós possamos implantar a tão sonhada maternidade, que será uma luta da nossa futura gestão.
Como o senhor planeja tratar a educação e quais serão suas prioridades para as escolas municipais?
A educação deve ser sempre um dos principais focos de governo de qualquer município, pois é através dela que se consegue preparar o cidadão para o desenvolvimento intelectual e humano. Nós realizaremos um programa permanente de qualificação dos nossos professores e também valorizar todos os profissionais deste setor. Vamos atender as necessidades estruturais das escolas, realizando construções, reformas e manutenção constantes, tornando cada vez mais num ambiente escolar adequado. Vamos sempre estar investindo e renovando a frota do transporte escolar, manter o transporte universitário noturno, bem como realizar o subsídio para se reduzir o custo dos passes aos estudantes. Vamos equipar as salas multi habilidades com equipamentos mais modernos e dar suporte aos alunos autistas e sua família através da implantação de um centro especializado com profissionais especializados.
Como o senhor pretende promover a participação cidadã e a transparência na gestão municipal?
A participação cidadã é o pilar fundamental da democracia. Como sempre sou democrático, sempre ouço a população nos processos de tomada de decisões, pois acredito que isso é um direito do cidadão. E fazendo isso, acabamos sendo mais justos, pois ouvindo quem está vivendo em um determinado local, ou vivenciando um problema ou mesmo defendendo uma causa se você dá o direito das pessoas partilharem as suas necessidades ou seus anseios acaba sendo mais justo e, com certeza, o seu nível de acerto será muito maior. A transparência gera confiança e nós iremos divulgar todas as ações de forma que o cidadão possa acompanhar de forma clara, objetiva e simplificada tendo acesso direto a toda informação através de documentos sobre qualquer tema ou assunto, tornar público documentos e publicar relatórios simplificados sobre aplicações, receitas, despesas, contratos, licitações, entre outras ações da administração. Para isso vamos implantar ferramentas que ampliem a participação social e sempre manter o site da prefeitura atualizado bem como o portal da transparência.
Quais são suas estratégias para apoiar o pequeno empreendedor e o comércio local?
Apoio aos MEIs e reestruturação do banco do empreendedor, parcerias com a Acimam, criação de mini-condomínios industriais, implantação de um parque industrial as margens da BR-369, próximo ao trevo de acesso à cidade, parcerias com órgãos ligados ao empreendedorismo e de capacitação como o Sebrae, Senar e outros. Vamos investir em cursos de capacitação e formação de mão de obra, parcerias com empresas próximas para locação de mão de obra, capacitar e orientar nosso comércio para que possa participar mais das licitações do município.
Quais são suas estratégias para apoiar os agricultores do município?
Mamborê tem vocação forte para a agricultura e o agronegócio. Por isso é vital que se tenha sempre uma patrulha rural com constantes renovações para que sejam realizadas a manutenção e construção das estradas rurais para que os agricultores possam escoar toda essa produção com boa trafegabilidade. Nossa administração realizará constantemente as adequações no sistema de microbacias e cascalhamento nos pontos críticos, e construção de pontes e alargamento de outras. Além disso, também criar e manter programas de incentivo as diversificações como piscicultura, avicultura, suinocultura, sericicultura, pecuária de leite, entre outras. Vamos buscar também programas de incentivo a agricultura familiar, implementar e ampliar programa de fornecimento de corretivos de solo com calcário e fosfato, desenvolver políticas de apoio para fomentar e incentivar a agroindústria e manter diálogo com as cooperativas visando parcerias de apoio a agricultura local.
Caso o senhor seja eleito prefeito de Mamborê, o que a população pode esperar de sua gestão?
Aqui em Mamborê todos me conhecem, sabem a forma que sempre conduzi a minha vida, com simplicidade, humildade e sempre com a mesma postura: sou uma pessoa sincera, responsável, transparente e honesta. Sempre me preocupei com a qualidade de vida para nosso cidadão. Desejo que Mamborê cada vez mais se firme como o melhor lugar do mundo pra se viver. Sou uma pessoa de muitos contatos no meio político com bastante influência e profundo conhecedor de todos os órgãos do governo tanto em Curitiba, no governo do estado, como em Brasília, no governo federal. Estou preparado, com mais experiência e pronto para representar nossa cidade e viabilizar inúmeros recursos pra nossa cidade avançar cada vez mais. Vou governar com muita responsabilidade e respeito a todos cidadãos mamboreenses.