Finados: recadastramento para vendedores ambulantes inicia dia 7

Inicia na próxima segunda-feira (7), e prossegue até o dia 18, o prazo de recadastramento para vendedores ambulantes interessados em espaços para o comércio de produtos no cemitério municipal São Judas Tadeu, em Campo Mourão, no Dia de Finados. O comércio estará liberado nos dias 1º e 2 de novembro. O prazo é estipulado por decreto municipal.

Já para novos comerciantes, o prazo é de 21 a 25 de outubro no caso de sobra de vagas. Nas barracas do comércio ambulante não é permitida a comercialização de bebidas alcoólicas, produtos eletrônicos ou flores que acumulam água. O Dia de Finados é 2 de novembro.

A prefeitura de Campo Mourão definiu também por meio do mesmo decreto os prazos para obras no “Campo Santo”. As reformas de túmulos estão liberadas até 28 de outubro. Os serviços devem antes ser solicitados junto à administração do ‘Campo Santo’. Os trabalhos de pinturas e limpezas poderão ser realizados até o dia 31 de outubro. No Dia de Finados (2 de novembro), fica proibida qualquer tipo de obras no interior do cemitério.

Os responsáveis pelas obras devem recolher os entulhos e restos de materiais ao fim dos trabalhos. Ao solicitar autorização para a obra, o titular do lote já é orientado sobre a regra. Se houver um grande volume de entulhos e necessitar de caçamba, cada um terá que locar a sua.

A administradora do cemitério, Janete Iori, orienta que os visitantes não coloquem vasos ou flores que acumulem água nos túmulos e, também, que as embalagens de plástico sejam retiradas. Materiais que acumulam água podem servir de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Mais de 40 mil pessoas estão sepultadas no cemitério, que conta com mais de 15 mil túmulos em uma área de 3,5 alqueires. No Dia de Finados, é grande a movimentação de visitantes no local. Muitas pessoas que nem residem mais em Campo Mourão retornam à cidade para visitar entes queridos sepultados no cemitério do município.