Campo Mourão poderá ter abastecimento de água afetado na próxima terça

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) publicou nota de utilidade pública na manhã desta quarta-feira (2), informando que Campo Mourão poderá ter o abastecimento de água prejudicado na próxima terça-feira (8) em decorrência da manutenção nas bombas do sistema de distribuição.

De acordo com a companhia, os trabalhos serão feitos durante a madrugada, até as 8 horas (de terça). Com isso, a paralisação do sistema de bombeamento de água poderá afetar o abastecimento em todas as regiões da cidade. A previsão é que o abastecimento volte à normalidade a partir das 2 horas da madrugada de quarta-feira (9), gradativamente.

Consumo elevado

Com as altas temperaturas dos últimos dias e sensação de abafamento, o consumo de água continua elevado entre a população em Campo Mourão neste início de outubro, repetindo o que ocorreu em setembro. Dados repassados pela Sanepar, solicitados pela TRIBUNA, indicaram que naquele mês o consumo de água teve um aumento de cerca de 20%.

No período, de acordo com a Sanepar, o consumo diário de água em Campo Mourão foi em média de 19,3 milhões de litros. Os picos de gastos são no início da noite e aos fins de semana, sábado e domingo, dias em que a maior parte da população está em casa e aproveita para limpezas, entre outros afazeres domésticos.

Apesar das chuvas abaixo da média, não há riscos de racionamento ou desabastecimento na cidade por conta do clima. No entanto, a recomendação é que a população faça uso racional para evitar desperdícios.

Nova captação

Para aumentar a capacidade de abastecimento em Campo Mourão, a Sanepar está ampliando o sistema com a instalação de uma nova captação e reforma da estação de tratamento de água, dobrando a capacidade de produção da estação de tratamento. Também está sendo executada uma nova malha de distribuição de água para atender o Jardim Cidade Nova. Hoje a Sanepar possui capacidade de produção de 190 litros de água por segundo. Com a conclusão das obras de ampliação do sistema, haverá capacidade para produzir até 350 litros.