Região tem 26 casos de dengue e notificações aumentam 18%

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgados pela Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, apontam no novo informe semanal da dengue que a região de Campo Mourão chegou a 26 confirmações da doença em 11 municípios. As notificações aumentaram 18% em uma semana, saltando de 260 para 309. Estão ainda em investigação 125 casos prováveis de dengue na Comcam.

O novo período epidemiológico iniciou no dia 28 de julho deste ano e segue até julho de 2025. Em relação às confirmações, houve o registro de 4 novos casos ante a semana passada. A cidade de Barbosa Ferraz é a que tem o maior número de confirmações: 7, seguida de Fênix e Goioerê com 4 casos cada.

As confirmações por cidade conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde são: Araruna (1), Barbosa Ferraz (7), Campo Mourão (1), Fênix (4), Goioerê (4), Iretama (1), Moreira Sales (3), Quarto Centenário (1), Quinta do Sol (2), Terra Boa (1) e Ubiratã (1).

A 11ª Regional de Saúde vem articulando junto aos municípios ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Além disso, os próprios municípios vêm desenvolvendo suas próprias ações. Em Campo Mourão, por exemplo, agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Vigilância Sanitária e a empresa Seleta, realizaram um mutirão de limpeza de terrenos baldios e espaços públicos no fim de semana.

Para ter ideia, a mobilização recolheu 230 sacos de lixo nos Jardins Paulino, Fortunato Perdoncini e Lar Paraná. “O combate à dengue deve ser permanente e envolver toda a população. O clima quente favorece a proliferação do mosquito se encontrar água parada, mesmo que seja numa tampinha de garrafa. Não podemos descuidar para que não ocorra novamente uma epidemia, como tivemos no início do ano e que colocou a Saúde em colapso”, alertou a coordenadora de campo do município, Marinalva Ferreira da Luz. Ela ressaltou que o principal alerta à população é para que não deixe água acumulada parada, evitando desta forma a proliferação do Aedes.

Paraná

No Paraná foram registrados mais 269 casos de dengue. Agora o Estado acumula 17.208 notificações e 2.196 casos confirmados da doença sem o registro de mortes. No total, 329 municípios já apresentaram notificações de dengue e 205 possuem casos confirmados.

Nesse período foram confirmados também sete casos de chikungunya, sendo registradas 137 notificações da doença no Estado. Com relação à zika vírus, até o momento ocorreram quatro notificações.