Projeto ‘Renda Agricultor Familiar’ já beneficiou 90 famílias em Roncador

O projeto “Renda Agricultor Familiar”, executado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), vem beneficiando diversas famílias em todo o estado, visando apoiar e fortalecer a inclusão social e produtiva de famílias rurais que se encontram em vulnerabilidade social. De acordo com a unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Roncador, somente no município, em mais de 7 anos, já foram beneficiadas 90 famílias de diversas comunidades rurais.

Desenvolvido pelo IDR-Paraná, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Comitê local, alguns dos projetos realizados ao longo de 2024 no município já finalizaram. Mas, no final do ano passado, por exemplo, 10 famílias foram inseridas na iniciativa.

Para selecionar as famílias, juntamente com os Comitês locais, o IDR-Paraná fornece apoio técnico, realiza visitas para identificar as demandas e elabora e acompanha o projeto produtivo a ser desenvolvido pelas famílias. Entre as principais atividades que os beneficiários investem a partir do projeto, estão a construção e melhorias em banheiros, a compra de caixa d’água e outras atividades ligadas à área de saneamento básico.

A iniciativa inclui, entre outras ações, a estruturação de atividades produtivas, como construção de chiqueiro e, até mesmo, aquisição de animais, por exemplo, porcos

Além disso, também há investimentos na estruturação de atividades produtivas, como implantação de hortas, pastagens, construção de chiqueiro e galinheiro e, até mesmo, aquisição de animais, por exemplo, porcos, galinhas e novilhos. Também há atividades relacionadas à produção de mel, plantio de milho e outras.

A extensionista local do IDR-Paraná, Marinalva Oliveira, explicou que as famílias beneficiárias precisam participar desde a elaboração até a execução do projeto para que ele tenha êxito. Visitas técnicas para acompanhamento de todas as etapas de desenvolvimento do projeto também tem sido essencial, conforme destacou a extensionista.

A avaliação no município é a de que as famílias que já foram atendidas tiveram melhorias na qualidade de vida. Isso foi observado a partir dos avanços em relação ao saneamento básico, da oportunidade de melhorar atividades produtivas já existentes e da possibilidade que muitas dessas famílias tiveram de iniciar uma nova atividade.

O projeto

O projeto Renda Agricultor Familiar faz parte do Programa Nossa Gente Paraná, uma ação intersetorial do governo estadual voltada para o enfrentamento da pobreza. Coordenado e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), em parceria com os municípios, o projeto é executado desde 2015 em 156 municípios no estado.

Entre as principais ações, estão o apoio à estruturação de atividades produtivas dos beneficiários, promoção da segurança alimentar e nutricional, contribuição para o incremento da renda das famílias atendidas, a partir da geração de excedentes nas atividades produtivas apoiadas e promoção da melhoria do saneamento básico.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, no final do mês de agosto deste ano, o governador do estado, Ratinho Júnior, realizou o reajuste dos valores repassados às famílias atendidas tanto pelo programa Renda Agricultor Familiar quanto pelo programa Inclusão Produtiva Solidária – outra iniciativa que visa promover a inclusão produtiva no meio rural.

A partir dessa mudança, ficou estabelecido que as próximas famílias beneficiárias do Renda Agricultor Familiar passarão a receber de R$ 3 mil para R$ 6 mil para o desenvolvimento de projetos produtivos rurais que proporcionem melhorias na renda familiar, conforme propõe o projeto.