‘Quero uma Quinta do Sol que cresça’, diz Jilvan Ribeiro, candidato a prefeito

O gestor ambiental, Jilvan Ribeiro da Silva (Cidadania), 39, disputa este ano a segunda eleição consecutiva para o cargo de prefeito em Quinta do Sol. No pleito de 2020 foi derrotado nas urnas por apenas um voto de diferença. Ele teve 1.702 votos, enquanto o prefeito eleito, Leonardo Romero, do PSD, 1.703. “O último pleito foi praticamente uma vitória. As urnas falaram”, avaliou. Silva disse que voltou à disputa porque, se eleito, quer que a cidade cresça e se desenvolva. “Quero uma Quinta do Sol que cresça com empregos, saúde e qualidade de vida. Onde os jovens não precisem ir embora da cidade”, argumentou.

Ele tem a ex-vereadora, Laudelina Malaguti (União), como sua candidata a vice. Compõem a chapa “Renovação e igualdade para todos”, coligada pelos partidos União, Federação PSDB/Cidadania, Republicanos, MDB, e PSB. O grupo tem duas chapas com 20 candidatos à Câmara Municipal, sendo 10 concorrentes pelo PSB e 10 do MDB.

Silva disse que sempre esteve ‘preparado e confiante’ para as eleições municipais em Quinta do Sol. Ele está otimista. “Iremos ganhar a eleição e fazer uma gestão que proporcione o crescimento de Quinta do Sol. É necessário olhar para o futuro, buscar investimentos e fazer com Quinta do Sol cresça se desenvolva”, ressaltou ao comentar que se eleito, sua gestão estará pautada na participação popular, onde o povo terá ‘voz e vez’.

O candidato comentou também a TRIBUNA sobre suas principais propostas e o plano de governo para a cidade. Disse ainda que defende duas bandeiras principais: Emprego e Renda, e a área da Saúde. “Vamos trabalhar em todas as áreas, mas olhar com muito carinho para estas duas”, enfatizou. Ele acrescentou também que se eleito fará uma gestão técnica e eficiente, mas que cuide das pessoas, principalmente as mais necessitadas. Leia abaixo a entrevista completa.

Tribuna do Interior – Quem é Jilvan Ribeiro?

Jilvan Ribeiro – Uma pessoa igual a todos os cidadãos humildes de Quinta do Sol. De origem pobre, filho de lavradores. Trabalhei na roça, na usina de açúcar e álcool Sabará. Que mora na vila rural, que estudou e se formou e que tem um sonho de ver uma Quinta do Sol que dê oportunidade para todos. Não só para alguns.

Qual sua formação/ocupação?

Gestor Ambiental, mestre em Gestão Ambiental pela UTFPR e gestor de Polo do Centro Universitário Uninter.

Qual sua experiência na vida pública?

Consultor Ambiental nas prefeituras de Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul. Entre outras funções voluntárias.

Por que o senhor colocou o nome à disputa à prefeitura de Quinta do Sol?

Quero uma Quinta do Sol que cresça com empregos, saúde e qualidade de vida. Onde os jovens não precisem ir embora da cidade. Que as pessoas não precisem esperar seis meses ou mais para fazer uma consulta com especialista. Coloquei o nome a disputa porque tenho capacidade técnica e liderança para que Quinta do Sol cresça e se desenvolva.

Como foi elaborado seu plano de governo?

Ouvindo as comunidades, conversando com as pessoas. Foram diversas reuniões e assim todos tiveram a oportunidade de falar sobre suas angústias e aflições da qual meu povo quintassolense enfrenta no dia a dia. Desta forma, elaboramos não só um plano, mas um compromisso de governo, que é viável, concreto, capaz de ser executado e claro, pautado na representatividade da população. Onde todos têm a oportunidade.

Como candidato, qual sua principal bandeira?

Na verdade, são duas bandeiras. A primeira é o emprego e outra é a área da Saúde.

Em sua opinião, qual a maior carência hoje do município?

Na saúde. Hoje a maioria das pessoas reclama na agilidade em exames com especialistas e tratamento no atendimento de alguns profissionais. No emprego, a falta de oportunidades aos nossos jovens.

Como será a atuação de sua vice, a Laudelina, caso sejam eleitos?

A Laudelina Malaguti, minha vice, é uma especialista no trato com as pessoas. Foi vereadora na gestão 2013/2016, e ama o que faz, com uma reputação ilibada. Ela irá cuidar de toda parte da Assistência Social, trabalho que já realiza como voluntária, junto a Pastoral da Criança.

Hoje, de modo geral, a Saúde é uma das maiores demandas nos municípios. Como o senhor avalia a Saúde em Quinta do Sol?

A saúde necessita de postura e liderança por parte da gestão. Uma gestão deve ter firmeza ao se posicionar e cobrar. O gestor não deve temer a nenhum tipo de retaliação ao comandar. Com isso, consultas e exames devem ter prioridade. Na nossa gestão, o prazo para agendamento de exames com especialista deverá ser no mínimo de uma semana. Outra questão é o atendimento: tanto médicos como toda a parte técnica deverão ter humanidade ao atender o paciente. Não iremos tolerar má criação em relação aos nossos cidadãos e pacientes.

Como o senhor planeja tratar a educação e quais serão suas prioridades para as escolas municipais?

Na minha gestão nossos professores serão valorizados. Não é possível ver uma profissional da educação que dedicou boa parte da vida estudando se especializando, se dedicando ao educar os filhos de Quinta do Sol, ganhando um valor menor do que muitos que vivem na ‘barra’ da prefeitura, ‘puxando o saco’. A educação é coisa séria. É o futuro de Quinta do Sol. Por isso no meu governo, professores terão o reconhecimento que sempre mereceram. Iremos atuar juntos aos organismos de direito para então padronizar os salários e não ter uma ‘ciranda salarial’ da qual quem é amigo do prefeito ganha mais e quem não é ganha menos. Outra questão, na área da educação, será o desenvolvimento tecnológico junto às nossas crianças. Para isso vamos oferecer treinamentos aos nossos professores junto a mecanismos tecnológicos para que então possam ministrar aulas de forma dinâmica e prática.

Como o senhor pretende promover a participação cidadã e a transparência na gestão municipal?

Incentivar as associações e comunidades a reivindicarem seus direitos. No entanto, estabelecer uma conexão direta com todos os cidadãos por meio do portal transparência. Algo que hoje esta omisso. Onde o cidadão não consegue verificar todos os dados de forma simples e objetiva. Assim, nossa gestão estará pautada na participação popular, onde o povo irá promover um plano para que Quinta do Sol cresça e projete para o futuro.

Quais são suas estratégias para apoiar o pequeno empreendedor e o comércio local?

Há uma lógica muito simples para que um comércio local se desenvolva. A cidade só vai para a frente se tem pessoas. As pessoas só ficam na cidade se tiver emprego. Tendo emprego as pessoas vão consumir no comércio local e assim o empreendedor terá sucesso no seu empreendimento. O papel do poder público é oferecer meios para que a iniciativa privada participe. Desta forma, as estratégias para o fortalecimento do comércio local estão em buscar investimento junto a associação comercial de Quinta do Sol.

Quais são suas estratégias para apoiar os agricultores do município?

O município de Quinta do Sol, possui dois assentamentos, uma acampamento, duas vilas rurais, um bairro e um distrito. O incentivo, a participação, e discussões são pautas emergências para os agricultores. Outra questão é a ação concreta, como por exemplo, a participação nos editais do IDR-Paraná [Instituto do Desenvolvimento], que incentiva a agricultura familiar e agricultura orgânica, além de oferecer investimentos em programas de incentivo às nossas famílias de agricultores. E isso será cobrado junto à Secretaria de Agricultura. Outra questão é a preocupação com as estradas rurais pode onde escoa toda produção dos agricultores. Desta forma, iremos estabelecer um cronograma preventivo de manutenção das nossas estradas, para que em épocas de colheita a produção possa ser escoada de forma a facilitar a vida dos nossos agricultores.

Nas últimas eleições o senhor deixou de ser eleito por um voto. Qual a sensação que ficou e espera reverter este “placar’ neste ano?

Iremos reverter a situação e ganhar as eleições. O último pleito foi praticamente uma vitória. As urnas falaram. Enfrentamos a máquina pública e o poder econômico. E assim ainda tivemos o resultado quase que esperado. A sensação lá atrás foi de missão quase cumprida e de gratidão. No entanto, agora mais focados ainda nos nossos projetos temos a vitória como esperada.

O senhor se sente mais preparado para uma disputa à eleição municipal hoje?

Sempre estive preparado e confiante. Iremos ganhar a eleição e fazer uma gestão que proporcione o crescimento de Quinta do Sol. É necessário olhar para o futuro, buscar investimentos e fazer com Quinta do Sol cresça e se desenvolva.

Caso o senhor seja eleito, o que a população pode esperar de sua gestão?

Uma gestão técnica e eficiente, porém, que cuide das pessoas, principalmente as mais humildes. Aquelas que realmente necessitam das ações do poder público para que possam ter qualidade de vida. Nossa gestão será pautada em valorizar o cidadão Quintassolense não somente em época de eleição, mas sim desde o dia 1º de janeiro de 2025. Não iremos fazer iguais alguns que só deixam para trabalhar no último ano. Iremos trabalhar incansavelmente desde o primeiro dia do ano de 2025 até o dia 31 dezembro de 2028. Assumo esse compromisso com toda a população de Quinta do Sol.