Secretária Municipal de Saúde faz alerta sobre surto de virose em Quinta do Sol

A secretária de Saúde de Quinta do Sol, Iris Heloísa Guerra, vem fazendo um alerta à população– principalmente para as famílias com crianças e adolescentes em idade escolar –, sobre o surto de virose que o município está enfrentando nas últimas semanas.

Iris orienta aos pais ou responsáveis que não levem os filhos à escola caso apresentem vômito e diarreia, devido ao alto índice de transmissão e contaminação de outras crianças e profissionais da educação. Se os casos continuarem crescendo no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gente Inocente, por exemplo, corre-se o risco de precisar fechar a instituição até o controle das ocorrências, conforme informa a secretária.

Recentemente, no dia 19 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou a limpeza e a desinfecção do CMEI. Essa foi uma forma de prevenção ao quadro de doenças virais, considerando o aumento de casos de viroses e intoxicações que já começou a acontecer naquele período.

No entanto, a medida, por si só, não foi suficiente. “Mesmo assim, os pais continuam levando as crianças com sintomas para a escola, e isso dificulta bastante, porque gera transmissão para outras crianças, consequentemente, os professores acabam pegando, passam para os filhos em casa também”, ressalta.

Iris informa, ainda, que o surto já está chegando ao Colégio Estadual São Judas Tadeu, o que também é preocupante. Atualmente, segundo a secretária, há uma média de 10 pessoas por dia no município com o quadro viral. “Por isso que o nosso pedido é para que os pais não levem essas crianças para a escola, caso eles estejam com algum sintoma de virose, diarreia e vômito, principalmente”, enfatiza.