Pela 1ª vez, Câmara de Farol não terá mulheres vereadoras; veja a participação feminina na região

Passadas as Eleições Municipais – a votação aconteceu no domingo (6) – alguns números chamam a atenção, como, por exemplo, o número de mulheres eleitas para algum cargo político no pleito. Dos 25 municípios da região, 7 deles não elegeram nenhuma mulher para a Câmara Municipal. Já quando o assunto é Executivo, apenas 3 cidades elegeram mulheres para o cargo de prefeita, sendo Juranda, com a eleição, pela primeira vez, de Joelma Demeneck; Altamira do Paraná (Elza Aparecida da Silva) e Roncador (Dra Marília).

Na Comcam, uma das situações que mais chama atenção é o caso de Farol, que pela primeira vez em sua história política terá uma Câmara de Vereadores sem nenhuma mulher eleita. Atualmente conta com duas vereadoras: a professora Noemi (PODE) que não foi candidata e a vereadora Amanda Tropeiro (PSDB) que não foi reeleita. Por lá, as eleições de domingo reelegeram sete dos atuais vereadores, sendo que dos nove que integram o Poder Legislativo, foram eleitos 7 da chapa do prefeito Oclécio Meneses, reeleito – 3 do Podemos, 3 do PSD e 1 do MDB, e dois da oposição pelo PSDB.

A nova composição da Câmara de Farol terá, dentre os dois novos integrantes o ex-vereador Naldo (PSD) e o estreante Rei Guirro, do MDB. O mais votado foi o vereador e ex presidente da Câmara, João Costa com 211 votos (8,99%). A oposição terá o ex-candidato a prefeito nas últimas eleições João Paçoca eleito com 155 votos e Sérgio Jipão, neto do ex vereador José Costa Maria (in memoriam) e filho do ex-vereador e presidente Gentil Costa, reeleito com 97 votos na 9ª colocação.

Comcam

Na Comcam, além de Farol; Araruna, Barbosa Ferraz, Corumbataí do Sul, Fênix, Peabiru, e Terra Boa não elegeram nenhuma mulher para o cargo de vereadora. Campo Mourão, cidade polo, teve duas mulheres eleitas para o cargo de parlamentar, sendo elas, Elvira Lima (Cidadania) – reeleita e Eliane do Café (PL), eleita pela primeira vez.

No total, 37 mulheres foram eleitas vereadoras em 18 municípios da região de Campo Mourão. Em duas cidades elas foram as mais votadas, em Mamborê, Sara Beltrame (Republicanos), recebeu 556 votos, tendo a maior votação entre os 9 parlamentares; e Quarto Centenário, Camila Carlucci do Mercado (PSD), recebeu 319 votos, sendo também a vereadora mais votada da cidade.

Os municípios com os maiores números de mulheres eleitas para a Câmara são: Mamborê, com 4; Moreira Sales (4), e Engenheiro Beltrão, Nova Cantu, e Roncador com três mulheres cada eleitas vereadoras. Veja abaixo a quantidade de mulheres eleitas por cidade.

Mulheres eleitas vereadoras na Comcam

Campo Mourão
Elvira Lima (Cidadania)
Eliane do Café (PL)

Altamira do Paraná
Valdirene Leal (PSD)
Martinha Sobral (PSD)

Boa Esperança
Claudia Gotardo (PL)
Soldado Letícia Apolinário (PSD)

Campina da Lagoa
Silvana Gelisnki (PRD)

Engenheiro Beltrão
Rosana da Saúde (PODE)
Laudeleia (PSB)
Luzinate da Saúde (PSB)

Goioerê
Ivonete Rocha (PL)
Professora Aline (PP)

Iretama
Mariana Enfermeira (PSD)
Rosinei (PL)

Janiópolis
Ingrid Advogada (PP)
Silvinha Poera (MDB)

Juranda
Mara Carnieli (PSD)

Luiziana
Marlei Mendonça (PP)

Mamborê
Sara Beltrame (Republicanos) – 556 votos
Chris da Assam (PRD)
Vania Maria (PL)
Claudineia Ricci (PODE)

Moreira Sales
Priscilla Albano (PSD)
Letícia Enfermeira (União)
Gabrielli Berti (PP)
Josi da Dengue (PSD)

Nova Cantu
Aline (Solidariedade)
Professora Eidi (União)
Kacia (PP)

Quarto Centenário
Camila Carlucci do Mercado (PSD) – 319 votos
Fabiana da Saúde (PSD)

Quinta do Sol
Sabrina da Lotérica (PP)

Rancho Alegre D’Oeste
Valéria Minervino (PL)

Roncador
Irene Kozak Bonfim (União)
Professora Adriana (PP)
Professora Marilza Dias (PSD)

Ubiratã
Lu Dalécio (PP)