Previsão de chuvas cancela o evento ‘Caminhando com Maria’

A previsão de chuvas para esta sexta-feira (11), véspera da Padroeira Nossa Senhora Aparecida, fez a organização do evento religioso “Caminhando com Maria” cancelar a peregrinação, que seria realizada desta sexta para sábado, em período noturno.

O coordenador do evento, Antonio Aguilar, comentou que a caminhada à noite com chuvas coloca em risco a segurança dos participantes. “Estamos cancelando o evento. A previsão de chuva é muito grande. Não queremos ficar expostos e nem deixar os caminhantes nessa situação também”, lamentou Aguilar, ao anunciar o cancelamento.

A expectativa para a caminhada noturna era bastante grande por parte da organização e dos próprios participantes. Aguilar informou que já foram realizadas duas caminhadas noturnas de São José, com o evento tendo aprovação e boa aceitação dos peregrinos nesta modalidade. “Tínhamos uma grande expectativa. Mas caminhar à noite e com chuva é uma condição que exige muito por conta do frio. Seria um evento maravilhoso, mas temos que colocar a segurança em primeiro lugar”, frisou.

O coordenador disse que toda estrutura para a caminhada já estava preparada, como acompanhamento pela Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual, que também ia auxiliar; ambulâncias; e até a alimentação, neste caso, o lanche que estava previsto da 0h35 à 1h40, na paróquia São Francisco. “Iríamos preparar um caldo de mandioca delicioso”, comenta. “É de coração apertado que estamos tomando esta decisão”, acrescenta.

Esta seria a 11ª edição da caminhada prevista para ser realizada na noite de 11 para 12 de outubro. O percurso era de 23,3 quilômetros passando por 12 paróquias da Diocese de Campo Mourão. O “Caminhando com Maria” é um dos maiores eventos religiosos da Comcam e faz parte da programação da Festa de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário da Vila Urupês. A Santa é comemorada no dia 12 de outubro, Dia das Crianças. Para este ano, a exemplo de edições anteriores, um grande público era esperado.

A Caminhada sempre foi marcada por momentos de oração e reflexões durante o trajeto. No percurso, os fiéis fazem a oração da Ave Maria por 1 mil vezes. Além disso, durante o trajeto, levam a Cruz, símbolo da ressurreição e libertação, e um grande pedaço de tecido, de 30 metros de comprimento por 3 de largura, simbolizando o manto de Nossa Senhora Aparecida. “Este ano vamos ficar sem, mas acredito que não faltará oportunidade nos próximos anos”, complementa Aguilar.