16.454 eleitores têm até 5 de dezembro para justificar ausência nas Eleições em C. Mourão
Pelo menos 16.454 eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2024, no último dia 6 de outubro, precisam apresentar, à Justiça Eleitoral, uma justificativa para a ausência. O procedimento é necessário para evitar pendências, que podem levar ao cancelamento do título.
Quem não conseguiu fazer a justificativa no próprio dia da eleição tem até o dia 5 de dezembro para realizar o procedimento. Uma das opções é baixar o formulário de requerimento de justificativa eleitoral (pós-eleição).
Este documento, diferente do que é disponibilizado para o dia da eleição, pode ser encontrado na página do Tribunal Superior Eleitoral, no link: https://tinyurl.com/2mtbd3tw. Após preenchido deve ser entregue no cartório eleitoral. A outra opção é o sistema “Justifica”, que pode ser acessado no link: https://justifica.tse.jus.br/
De acordo com a Justiça Eleitoral, nesses casos, como o pedido é feito após a eleição, ele deve ser encaminhado com documentos anexados que comprovem o motivo da ausência. As solicitações passam por avaliação da Justiça Eleitoral. Se forem indeferidas, há previsão de multa.
Quem não votou e deixar de justificar, fica com pendências na Justiça eleitoral e não pode, por exemplo, obter passaporte e carteira de identidade, receber remunerações do Poder Público, participar de concursos públicos e renovar matrícula na rede pública.
Também será cancelada a inscrição do eleitor que não votar em três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição), não justificar a ausência e não pagar a multa devida, a contar da data do último pleito a que deveria ter comparecido.
Em Campo Mourão, a abstenção representa nestas Eleições 23,23% do total de eleitores aptos ao voto, que são 70.820 mourãoenses. A eleição no município teve 54.371 votos totais, incluindo 1.344 votos brancos (2,47%) dos votos totais; e 1.643 votos nulos (3,02%).