Com cerca de 36% de coleta abaixo do necessário, Banco de Leite da Santa Casa precisa de doações

O Banco de Leite Materno do Hospital Santa Casa de Campo Mourão está com baixo estoque e solicita a colaboração de mães que tiveram filhos recentemente e possuem excedente na produção de leite para se tornarem doadoras. Para verificar se as mulheres estão aptas, são feitas triagem e avaliação por profissionais especializados da instituição de saúde.

Quem tiver interesse em se tornar uma doadora pode entrar em contato com o setor de Banco de Leite da unidade hospitalar para agendar visita domiciliar, pelo número (44) 98848-5765, ou comparecer ao hospital para os procedimentos necessários. “O banco de leite está de portas abertas para quem tenha interesse em visitá-lo e conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho”, informou Aline Ventura Bertolini, nutricionista responsável técnica pela pasteurização do leite humano

De acordo com dados informados pela unidade responsável pela coleta, no mês de julho, foram captados 52,5 litros de leite. Já em agosto e setembro, a quantidade se manteve a mesma, com 54 litros captados em cada mês. Com essas quantidades, o banco está recebendo cerca de 36% a menos de leite do que precisaria para atender todas as necessidades. “O ideal, para ofertarmos também nas enfermarias, e não só na UTI neonatal e UCI neonatal, seriam oitenta e cinco litros por mês, com uma sobra”, explicou.

Coletas

A extração de leite pode ser feita tanto no Banco de Leite da Santa Casa quanto na residência da mãe. Após receber um kit, com frascos adequados e etiquetas de identificação, e as orientações necessárias de profissionais especializados, a mulher precisará apenas ordenhar o leite.

As coletas domiciliares são feitas pela equipe do hospital. “A mãe vai extraindo o leite e armazenando no vidro, e uma vez por semana nós passamos coletando, independente da quantidade que tenha”, falou Aline. A profissional ressaltou a importância de ser feita a devolução dos frascos quando a mãe deixa de ser doadora.

Agradecida, a nutricionista destacou o quanto é gratificante ver o leite recebido no banco. “Nós gostaríamos de agradecer todas as nossas doadoras, que ajudam nessa causa, os nossos municípios parceiros também que contribuem fazendo busca ativa de doadoras e conseguem coletar leite para nós também”, expressou.

Beneficiados

Aline frisou a relevância da doação de leite para as crianças, principalmente às que estão na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo). “A doação é muito importante, porque ajuda a salvar vidas de bebês que estão indefesos dentro da UTI Neonatal”, disse. A profissional comentou que as mães dessas crianças também são acolhidas, estimuladas e orientadas, para que elas estejam com a produção adequada quando o bebê receber alta.

Serviço

O Banco de Leite de Campo Mourão funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para mais informações, interessados podem entrar em contato pelo telefone: (44) 98848-5765 ou (44) 3510-2100 (ramal 2270). Quem tiver interesse em conhecer o trabalho desenvolvido pelo setor também pode agendar uma visita e/ou acompanhar o Instagram @bancodeleite.cm.

O setor também recebe frascos de vidro com tampa plástica (tipo café solúvel) e, até mesmo, tampas avulsas de plástico, como de achocolatado e maionese. Quem tiver e puder doar, basta entrar em contato, para que os profissionais combinem a melhor forma de retirada.