5 atletas capixabas de destaque na atualidade

O Espírito Santo, embora seja a quinta unidade federativa de menor extensão territorial do Brasil, tem uma rica tradição no esporte. Com sua diversidade de paisagens e culturas, o Estado oferece uma base sólida para o desenvolvimento de talentos em várias modalidades esportivas.

Ao longo dos anos, atletas diversos têm se destacado no cenário nacional e internacional, levando a bandeira capixaba a novas alturas e inspirando as gerações futuras. Dentre os vários nomes da atualidade que representam o Espírito Santo pelo mundo, cinco deles se destacam em modalidades não muito exploradas pela mídia, exceto em períodos olímpicos.

João Valli (poker)

Nascido em Vila Velha, João Valli é uma referência no cenário do poker brasileiro, consolidando-se como um dos principais nomes do quinto esporte da mente no país. Especialista na modalidade online, ele já figurou por diversas vezes entre os 100 melhores do mundo e inclusive participa com frequência de etapas da World Series of Poker (WSOP), principal circuito de torneios do planeta, tendo um quinto lugar como melhor resultado.

Entre mãos vencedoras e sequências de poker de tirar o chapéu, João coleciona triunfos e boas campanhas nas mesas de feltro verde. Um de seus principais feitos foi o vice-campeonato do tradicional evento Sunday Million, em 2023, ficando muito próximo da vitória.

André Stein (vôlei de praia)

Também natural de Vila Velha, André Stein foi revelado pelo projeto social Vôlei Vida, em sua cidade natal, quando ainda atuava nas quadras. Ele chegou a fazer parte da seleção capixaba de base antes de trocar os ginásios pelas areias. Em 2017, aos 23 anos de idade, se tornou o mais jovem campeão mundial da história, triunfando ao lado do carioca Evandro Gonçalves.

Atualmente com 30 anos recém-completados, Stein possui uma medalha Pan-Americana nos Jogos de Santiago-2023, um bronze no Mundial de 2022, além de uma prata e outro bronze no World Tour Finals. Nas Olimpíadas de Paris, o capixaba foi eliminado nas oitavas de final ao lado do paraibano George, ao perder para uma dupla alemã.

Hugo Cibien (automobilismo)

Experiente piloto de corridas, Hugo Cibien é um atleta bastante versátil e que já atuou em diversas categorias do automobilismo brasileiro e internacional. Mais um representante de Vila Velha, ele recentemente subiu ao pódio pela primeira vez na Copa Truk, principal campeonato de caminhões do país, no circuito de Cascavel (PR).

Ao mesmo tempo, Cibien é piloto titular da W2 Racing/Pro GP na Stock Series, espécie de segunda divisão da Stock Car, a mais prestigiada competição de esporte a motor do Brasil, disputada com carros de turismo. Em 2024, o experiente corredor de 41 anos faz sua segunda temporada na categoria e tem larga bagagem em provas de longa duração com protótipos. Atualmente, ele é o 12º colocado na classificação geral.

Geovanna Santos (ginástica rítmica)

Natural de Pinheiros, a jovem Geovanna Santos é uma das estrelas do esporte capixaba, representando o estado na ginástica rítmica. Campeã brasileira, ela foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 e possui outras duas medalhas do Campeonato Pan-Americano, no individual geral, com ouro no Rio de Janeiro em 2022 e prata em Guadalajara na temporada seguinte.

Geovanna também tem um título por equipes e um bronze no conjunto de cinco cordas no Gymnasíade de 2018. Em 2021, a atleta fez parte da equipe brasileira que foi aos Jogos Olímpicos de Tóquio e terminou a competição no 12º lugar geral entre países.

Yuri Falcão (boxe)

Por falar em pódio, o pugilista Yuri Falcão é mais um capixaba que sabe o que é ser premiado em competições importantes. Sobrinho dos medalhistas olímpicos Yamaguchi Falcão e Esquiva Falcão, ele tem o seu próprio bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, na categoria até 63,5kg.

Bicampeão brasileiro em 2022 e 2023, o atleta de Vila Velha tem apenas 21 anos de idade e é considerado uma das promessas do boxe brasileiro, embora tenha ficado de fora das Olimpíadas de Paris, sendo eliminado na segunda fase do torneio pré-olímpico mundial, em Busto Arsizio, na Itália.