Casos de dengue aumentam 21,6% na região; chuvas e calor pedem atenção redobrada

O aumento constante de casos de dengue na região de Campo Mourão, somado ao retorno das chuvas e ao calor, pede atenção redobrada da população neste período em relação à doença. Para se ter ideia, nesta semana, as confirmações de dengue aumentaram 21,6% na Comcam, saltando de 30 para 38 casos, sendo 34 autóctones, quando o paciente é contaminado no município de origem.

Segundo os números divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a região tem ainda 498 notificações e 176 casos prováveis em investigação, que aguardam resultado de exames laboratoriais. De acordo com o boletim divulgado, 12 dos 25 municípios da região têm confirmações de dengue desde o final de julho, quando iniciou o atual período epidemiológico.

Outra preocupação da Saúde é com complicações da doença, que podem levar o paciente à morte. Nesta semana, por exemplo, o Paraná registrou o primeiro óbito por dengue no atual ciclo viral. A vítima é uma adolescente de 15 anos, que morava no município de Abatiá, pertencente à 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio.

Na área da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, os municípios com mais casos são: Barbosa Ferraz (10) e Altamira do Paraná (7). Campo Mourão, tem apenas uma confirmação, de acordo com o balanço. O último Levantamento de Índices Rápidos para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pela Secretaria de Saúde em setembro, apontou que o município tem um índice geral de infestação de 0,80%.

Na ocasião da divulgação dos dados, o Setor de Epidemiologia do município observou a escassez de chuvas como fator positivo para o resultado, alertando para a temporada de chuvas que inicia de agora em diante, período mais crítico, em que a população deve adotar as medidas preventivas.

“Com a chuva, a proliferação do mosquito aumenta. Então, é de fundamental importância que a população mantenha os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti”, disse, na ocasião, a coordenadora do trabalho de campo dos agentes de endemias, Marinalva Ferreira da Luz.

Os casos de dengue por município na Comcam, no atual período epidemiológico, são: Altamira do Paraná (7), Araruna (1), Barbosa Ferraz (10), Campina da Lagoa (1), Campo Mourão (1), Fênix (5), Goioerê (4), Moreira Sales (3), Quarto Centenário (1), Quinta do Sol (2), Terra Boa (2), e Ubiratã (1).

A Sesa divulgou também nesta semana os números referentes ao Paraná. Foram contabilizados 238 novos casos de dengue e um óbito, conforme já informado. Somados os dados do novo período epidemiológico, o Estado totaliza 24.297 notificações, 2.937 casos confirmados e uma morte em decorrência da dengue. No total, 350 municípios apresentaram notificações da doença e 222 possuem casos confirmados.

Neste período, foram confirmados ainda 10 casos de Chikungunya, sendo registradas 187 notificações da doença no Estado. Com relação à Zika Vírus, até o momento ocorreram nove notificações. Ambas as doenças também são transmitidas pelo Aedes.