Finados: prazo para reformas no cemitério encerra segunda

Encerra-se na próxima segunda-feira (28) o prazo estipulado pela prefeitura de Campo Mourão para obras no Cemitério São Judas Tadeu visando o Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro. Até essa data, estão autorizadas reformas e construções de túmulos. Os serviços só podem ser feitos mediante solicitação junto a administração do cemitério. Até a próxima segunda-feira, a expectativa é de movimentação intensa no local devido ao prazo final para os ajustes. Este aumento de fluxo de pessoas já vem ocorrendo desde o início desta semana.

A administradora do ‘campo santo’, Janete Iori, explica que os prazos são estabelecidos pelo município para que possa ser feita a limpeza geral do local antes do Dia de Finados, sem transtornos com restos de entulhos e material de obra aos visitantes. Ela lembra que os trabalhos de pintura e limpeza podem ser feitos até o dia 31 deste mês. “Já no Dia de Finados é proibido qualquer tipo de obra no interior do cemitério”, frisou, ao alertar moradores que têm entes queridos sepultados no local a não deixar os trabalhos para a última hora por conta das previsões de chuvas.

Janete reforça também que os responsáveis pelas obras devem recolher os entulhos e restos de materiais na conclusão dos serviços. Ao solicitar autorização junto à administração do local para a obra, eles já são orientados quanto a isso. Outra recomendação, já para o Dia de Finados, é que os visitantes não coloquem vasos ou flores que acumulem água nos túmulos e também que as embalagens de plástico sejam retiradas. Materiais que acumulam água podem servir de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Janete comentou ainda que, no Dia de Finados, uma equipe de funcionários da administração estará de plantão para auxiliar quem precisar de ajuda na hora de localizar os túmulos. Estima-se que mais de 40 mil pessoas estejam sepultadas no cemitério de Campo Mourão, que possui aproximadamente 15 mil túmulos em uma área de 3,5 alqueires. Está em fase de conclusão no local uma série de obras executadas pelo município para melhorar a estrutura da área. O investimento é de R$ 2,5 milhões. As reformas contemplam capela mortuária, banheiros e o espaço da administração, afetado com temporais ocorridos em 2023.

Já foi finalizada a reforma geral, incluindo elevação e pintura do muro e calçada externa. Está em fase de conclusão a reforma da capela, banheiros, calçamento interno em paver e galerias para escoamento da água pluvial.

Recadastramento

Sobre o comércio ambulante, tradicional na rua que faz margem ao cemitério, encerra nesta sexta-feira o prazo de recadastramento para novos comerciantes. Nas barracas do comércio ambulante, não é permitida a comercialização de bebidas alcoólicas, produtos eletrônicos ou flores que acumulam água.