Clima favorece plantio e desenvolvimento da soja na região
O clima das últimas semanas, com chuvas intercaladas com dias ensolarados, vem contribuindo para o plantio da soja safra 2024/2025 na região de Campo Mourão. Produtores rurais estão aproveitando o momento para acelerar os trabalhos no campo. Esta semana, a semeadura da cultura atingiu 97% de toda a área na Comcam.
O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), divulgou em seu boletim semanal (na segunda-feira, 28), que 668.815 dos 689.500 hectares de soja já foram plantados na região. Ou seja, os trabalhos entraram nesta semana para a reta final.
O plantio, que iniciou com quase um mês de atraso por conta da estiagem que atrapalhou o início dos trabalhos, deverá ser concluído no máximo em mais uma ou duas semanas, encerrando quase dois meses antes do fim do prazo do zoneamento agrícola, que permite a semeadura até 30 de dezembro.
O agente técnico do Deral em Campo Mourão, Paulo Borges comentou que o tempo, além de contribuir para o avanço do plantio, está favorecendo o bom desenvolvimento das plantas em seu estágio inicial. “Tanto as lavouras de soja quanto as de milho apresentam bom desenvolvimento na Comcam. Tudo está se encaminhando para uma boa safra”, destacou.
O relatório do Deral aponta que, da safra em campo, 7% está no estágio de germinação, 86% em desenvolvimento vegetativo e 7% já na fase de floração. O levantamento mostra que 100% das culturas estão em boas condições. Borges lembrou que, no ano passado, nesse mesmo período, as lavouras estavam sofrendo com chuvas volumosas. “Vários produtores tiveram problemas com erosão na região, tendo inclusive que replantar algumas áreas”, lembrou.
Conforme as projeções do Deral, em condições climáticas ideais, a região deverá produzir entre 3.800 a 4.100 quilos de soja por hectare, atingindo um volume de produção de 2,6 milhões a 2,8 milhões de toneladas. “Esses números podem sofrer alterações no curso da safra, conforme o comportamento climático”, observou Borges. No Paraná, o Deral informou que 74% dos 5,8 milhões de hectares de soja foram semeados.
Milho 1ª safra
Já a 1ª safra do milho teve o plantio já concluído na região. A área total é de 5 mil hectares. O Deral informou que 100% das áreas estão no estágio de desenvolvimento vegetativo e em boas condições de desenvolvimento.
No Paraná, o plantio da primeira safra de milho atingiu 97% de uma área estimada de 259.034 hectares. Todas as lavouras já plantadas têm boas condições (100%). Toda a área semeada está no estágio de desenvolvimento vegetativo.