Prefeitos discutem Caminho de Santiago de Compostela na Comcam

Uma reunião entre prefeitos atuais e eleitos para a próxima gestão, nessa quinta-feira (31), na sede da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), discutiu sobre a implantação do Caminho de Santiago de Compostela – rota de cerca de 100 quilômetros entre Campo Mourão e Fênix. O tema central da reunião foi a liberação de recursos e o apoio prometido pelo Governo do Paraná para que a rota saia do papel e seja efetivamente implantada na região. O projeto, com o plano diretor, já está pronto. Foi apresentado ao Governo do Paraná há mais de um ano na expectativa de o governo do estado definir detalhes, aprovar e liberar o dinheiro para as ações efetivas. Porém, os prefeitos ainda estão no aguardo dos recursos.

Participaram do encontro o prefeito de Fênix, Neno Molina e o prefeito eleito na cidade para a próxima gestão, Junior Molina Tasca; o prefeito reeleito em Corumbataí do Sul, Alexandre Donato; prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi e a atual vice-prefeita, Lucinette Sanches reeleita vice para a próxima gestão; prefeito eleito em Campo Mourão, Douglas Fabrício e a vice-prefeita, Fátima Nunes, Padre Gaspar Gonçalves da Silva, capelão do Caminho Santiago de Compostela na Comcam, a presidente da Agência de Desenvolvimento de Turismo Regional Sustentável (Adeturs), Deviane Pereira de Paz; entre outras lideranças.

O deputado estadual e secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes, foi representado por um de seus assessores na reunião. Ele informou na ocasião que o secretário confirmou o repasse de recursos em apoio ao projeto até o mês de dezembro. O repasse deverá ser feito à região via Condescom (Consórcio do Desenvolvimento da Comcam), conforme Padre Gaspar. “Não ficou nada definido. Apenas tivemos esta informação dos repasses de recursos até dezembro”, disse o religioso. Na reunião, ficou definido que os prefeitos dos municípios por onde passa a rota e ainda não conhecem o caminho, farão o trajeto na próxima sexta-feira (8).

Caminho Iniciático de Santiago

Uma rota de cerca de 100 quilômetros entre Campo Mourão e Fênix será o trajeto de iniciação para o tradicional Caminho de Santiago de Compostela, que há pelo menos um milênio recebe peregrinos na Espanha. O convênio para a implantação do chamado Caminho Iniciático de Santiago no Paraná, o primeiro fora da Europa neste formato, foi assinado em julho de 2022 pelo Governo do Paraná.

O acordo de cooperação foi assinado na ocasião pelo vice-governador Darci Piana; o então bispo da Diocese de Campo Mourão, Dom Bruno Versari; o presidente da Associação Internacional de Cooperação Turística (Asicotur) e chanceler da Ordem de Santiago de Compostela, Alejandro Carballo; o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes; a presidente da Agência de Desenvolvimento de Turismo Regional Sustentável (Adeturs), Deviane Pereira de Paz; e o prefeito de Fênix, Altair Molina Serrano.

A partir deste acordo, foi estipulado um prazo de até quatro anos para Estado e municípios, com apoio da iniciativa privada, consolidarem a rota, que precisa contar com sinalização-padrão e cumprir com outros requisitos exigidos pela Asicotur. O primeiro passo era a criação de um plano-diretor (já entregue pela região ao Governo do Paraná há mais de um ano) para organizar o que será feito para a implantação.

Orçamento

Referente à sinalização, a Adeturs já fez três orçamentos neste ano para a instalação de placas, prevendo um investimento de cerca de R$ 90 mil. Serão instaladas, no trajeto de 100 quilômetros, 271 placas.