1ª fase do Enem movimenta estudantes em Campo Mourão neste domingo

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será neste domingo (3), movimentando estudantes de Campo Mourão e região que farão a prova no município. Este ano, 3.048 mil candidatos farão os exames na cidade. O número é superior a 2023, quando foram 2.900.

As provas serão aplicadas na Unespar, Colégios Darci Costa, Marechal Rondon, Estadual e Dom Bosco. A Unespar terá o maior número de candidatos: 1.203. No Dom Bosco são apenas 20 inscritos. No Rondon (696), Colégio Estadual (746) e Darcy Costa (383).

O Enem é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São dois domingos de provas. Neste domingo (3), os exames são de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo, dia 10, as provas são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. Os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. As provas iniciam às 13h30, com término às 19 horas neste domingo, enquanto no segundo, no próximo dia 10, às 18h30.

Os participantes devem levar ao local das provas, indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição, documentos como: Carteira de Identidade Nacional (CIN), RG digital; o e-Título, que é a via digital do título eleitoral; a CNH digital – versão digital da Carteira Nacional de Habilitação; ou no app Gov.br, na sessão Meus Documentos. Se for apresentada a versão digital, o candidato deve verificar com antecedência se o aplicativo está atualizado e funcionando corretamente para evitar contratempos nos dias das provas.

Para o participante estrangeiro acessar a sala de aplicação das provas, é obrigatória a apresentação de um dos documentos de identificação oficial e original com foto, como passaporte e identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, entre outros documentos.

Sem documento de identificação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avisa que o participante não poderá permanecer no local de aplicação das provas.

O resultado das provas do Enem poderá ser usado pelos estudantes em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).