Condições das lavouras de soja são boas e desenvolvimento está ‘dentro da normalidade’

O Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), divulgou na manhã desta quinta-feira (7), por meio da Divisão de Conjuntura Agropecuária, o boletim semanal sobre a situação das lavouras de verão. Na região de Campo Mourão, a cultura da soja é predominante para esta época, com 689.500 hectares semeados para a safra 2024/2025.

O analista do Deral, Edmar Wardensk Gervásio, avalia que no campo as condições de lavoura são boas e o desenvolvimento ‘acontece dentro da normalidade’. Na região de Campo Mourão, o plantio da safra já está praticamente finalizado. Até a segunda-feira, faltava apenas 1% da área para a conclusão dos trabalhos.

Na Comcam, considerando a situação atual das lavouras, espera-se que sejam colhidos uma média de 3.800 a 4.100 quilos de soja por hectare, chegando a uma produção entre 2,6 a 2,8 milhões de toneladas, conforme o técnico do Deral na regional de Campo Mourão, Paulo Borges.

Borges comenta que as chuvas estão sendo bastante benéficas às lavouras em toda a região e que as precipitações estão ocorrendo “na medida certa”, referindo-se ao alto volume de chuvas no mesmo período de 2023 que prejudicou a cultura. “Nas nossas visitas técnicas a campo, os produtores rurais têm se mostrado animados com o cenário em relação ao clima”, diz.

O levantamento do Departamento aponta que 100% das lavouras de soja apresentam bom desenvolvimento. Das lavouras no campo, 2% encontram-se no estágio de germinação, 83% em desenvolvimento vegetativo e 15% já na fase de floração. Borges destaca que a cultura do milho também está em boa situação de desenvolvimento. Na Comcam, foram semeados 7 mil hectares do cereal. “Se tudo caminhar para como está, teremos uma safra bastante produtiva”, espera.

Na região de Campo Mourão, o plantio da soja iniciou com cerca de 20 dias de atraso, mas isso não interferiu na safra, uma vez que o zoneamento agrícola permite o plantio da cultura ainda até o dia 30 de dezembro, ou seja, mais de um mês. Ante a safra 2023/2024, houve um crescimento de 0,8% na área. São atuais 689.500 hectares contra 683.750 em 2023.

Produção estadual

O Deral informa ainda no Boletim Conjuntural desta quinta que a produção de soja no Paraná deverá chegar a 22,4 milhões de toneladas. No entanto, muitos fatores ainda podem influenciar tanto positivamente quanto negativamente no resultado final.

Edmar Gervásio destaca que a produção nacional de soja para a safra 2024/25 estimada pela Conab é de 166 milhões de toneladas. Se confirmada, será 12,7% maior que a safra imediatamente anterior. O maior Estado produtor de soja é o Mato Grosso, com participação de 28% do total.

Já o Paraná é o segundo maior, com participação de 13%, e completando o ‘top 3’ fica o Rio Grande do Sul com 12%. Gervásio acrescenta que esta semana o plantio superou no estado os 84% dos 5,8 milhões de hectares esperados para a safra.