Colégio Estadual Anibal Khury inicia a construção de uma quadra de beach tennis

Redação coletiva – Alunos do 6º Ano A/CEAK

Em entrevista coletiva realizada na manhã do dia 14 de outubro de 2024, para alunos do sexto ano A, nas dependências do Colégio Estadual Aníbal Khury, no município de Iretama, a direção e sua equipe anunciaram oficialmente a construção de uma quadra de areia. As obras tiveram início em setembro desse ano. O local escolhido foi o pátio da escola, onde funcionava o estacionamento.

“A ideia principal seria para prática do beach tennis, mas o espaço também poderá ser utilizado para jogar outros esportes, tais como, vôlei, futevôlei, queima.”, afirmou o diretor Edvaldo Lucas Figueiredo. Ele argumentou que a utilização da quadra poderá ser estendida aos demais membros da comunidade escolar que quiserem jogar ou se exercitar. Um cronograma de dias e horários disponíveis deverá ser elaborado, respeitando-se o currículo de cada turma.

Alunos acompanham a explicação do diretor

Segundo o diretor, em relação à previsão de término da quadra, não há uma data confirmada, mas espera-se que deverá ficar pronta entre fevereiro e março de 2025, pois ainda falta a aquisição de alguns materiais. Figueiredo destaca ainda que a quadra será construída com maior parte dos recursos já disponíveis na escola, por exemplo, as redes. A outra parte dos investimentos vem de doações.

O agente educacional Paulo Cezar Barbosa responde aos questionamentos dos alunos sobre o andamento da obra

De acordo com o agente educacional Paulo Cézar Barbosa, coautor do projeto, inicialmente havia a ideia de se construir um novo refeitório, porém, não foi possível por causa do baixo orçamento do colégio. Mas “o projeto da quadra surgiu no ano passado, pois no nosso município, nós gostamos de praticar esse esporte. Outro fato motivador foi o evento das Olimpíadas, ocorrido em julho deste ano, que atraiu muito a atenção de todos”, declarou Paulo Cezar.

O agente educacional, que também é responsável por acompanhar o andamento da obra, relatou que a quadra terá vinte metros de comprimento e três metros de largura. Ele também destacou “que a construção está sendo dividida em etapas: a terraplanagem do local, a aquisição dos materiais e a fundação”.

Paulo Cezar também ressaltou que será construído um chuveiro ao lado da quadra para que, após o término das partidas, os alunos possam se higienizar, e assim, evita-se sujar de areia as salas de aulas quando retornarem da quadra de beach tennis. Para isso, os alunos também terão que trazer uma toalha e uma segunda troca de uniforme.

Gracielle de Braga Koliski, professora pedagoga, explica sobre a importância dessa iniciativa para a aprendizagem e a saúde dos alunos

Segundo a professora pedagoga Gracielle de Braga Koliski, o projeto da quadra tem também como objetivo influenciar na saúde e também no comportamento dos alunos, ensinando regras e respeito ao utilizar-se a quadra. Gracielle também ressaltou a importância do beach tennis para a promoção da aprendizagem dos alunos, pois, ao realizarem essa atividade, os alunos irão trabalhar a coordenação motora, o tônus muscular, a memória, a atenção, além de outros fatores indispensáveis para a aprendizagem.

Professores e alunos gostaram da ideia porque essa ação pode aumentar o interesse de todos pela prática de atividade física e influenciar na qualidade de vida e saúde de todos que utilizarão a nova quadra.

Grupo de alunos registrando as falas dos entrevistados

Confirma a contextualização do projeto que deu origem à esta reportagem: https://www.tribunadointerior.com.br/regiao/construcao-de-nova-quadra-em-colegio-de-iretama-e-tema-de-reportagem-feita-por-alunos/