Com 190 inscritos, Fênix dará largada ao 12º Rally Fluvial nesta quarta-feira

O município de Fênix dará largada, nesta quarta-feira (13), ao tradicional Rally Fluvial Vila Rica do Espírito Santo. O evento está em sua 12ª edição e prossegue até sábado (16). A partida será da rampa náutica, sobre o rio Ivaí, em Fênix, entre as 10h e 10h30. A chegada será no Distrito de Porto Camargo, no município de Icaraíma, no Rio Paraná. A extensão é de 402 quilômetros dentro do rio.

De acordo com a secretária de Turismo e Meio Ambiente de Fênix, Arlei Fatima Rudek, as inscrições para o evento já foram encerradas. Esta edição do rally terá recorde de participantes. São 190 inscritos. “Ultrapassou todas as expectativas”, comemorou a secretária.

Uma grande estrutura foi montada pelo município para o evento. Para se ter ideia, são 43 equipes participantes, 40 embarcações, uma equipe de apoio em água e duas equipes de apoio por terra. “Só temos a agradecer a todos que confiam em nosso evento e à administração municipal pelo apoio na realização”, destacou Fátima. “Está tudo encaminhado para ser um sucesso”, acrescentou.

Para participar, os ‘barqueiros’ devem atender alguns critérios como: ter barco de 4 a 6 metros com motor de 15 a 25 hp e cada equipe ser formada por 3 a 4 pessoas. Durante o rally, além da limpeza do rio, os participantes farão a soltura de peixes e plantio de árvores.

As equipes são orientadas a levar tralhas para acampamento e a montar uma equipe de apoio terrestre. Outra orientação é que os participantes levem barracas, redes, cobertores, coletes salva vidas, bandeira do seu município ou empresa que está representando, caixa térmica com gelo, bebidas para quatro dias (a gosto), um galão de 20 litros de combustível, corda e facão.

O combustível para os barcos poderá ser adquirido no trajeto, já que uma empresa fará o transporte e comercialização do produto a cada parada. Cada participante será responsável pelo custo do combustível e óleo lubrificante. Também é de responsabilidade do mesmo, a documentação exigida tanto do barco quanto pessoal.

Realizado pela primeira vez em 1997, com oito barcos e 27 pessoas, o rally atrai equipes de diversas regiões do país. O percurso é o caminho inverso que os espanhóis fizeram no século 16, quando navegaram rio acima até chegar onde hoje está o município de Fênix, onde instalaram a Vila Rica do Espírito Santo, cujas ruínas ainda existem às margens do rio.

Arlei destacou que além de promover a consciência ambiental, o evento é uma oportunidade de lazer aos participantes. “Nosso rally tem caráter esportivo, turístico, histórico e ecológico”, ressaltou.

O evento faz tanto sucesso que a prefeitura sancionou em 2019 uma lei municipal incluindo o rally no calendário oficial do município. A lei passou a considerar o rally fluvial como evento esportivo, histórico, e turístico ecológico.

A lei determina a realização do evento sempre entre a segunda e terceira semana do mês de novembro de cada ano. O calendário pode ser alterado por motivos climáticos ou força maior. Outra determinação é o percurso oficial compreendido entre a ponte Fênix/São João do Ivaí, no Rio Corumbataí, (local de partida) e o Distrito de Porto Camargo, no município de Icaraíma, no Rio Paraná (local de chegada). A extensão é de 402 quilômetros dentro do rio.

A principal finalidade do Rally Fluvial é promover a socialização e o congraçamento da população de Fênix, ribeirinhos do Rio Corumbataí e Rio Ivaí, ao longo do percurso do evento e seus participantes.