Agentes de endemias recebem tablets para trabalho de campo

Os agentes de endemias de Campo Mourão que atuam no combate a dengue e outras doenças passam a contar com tablets para o trabalho de campo. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do governo do Estado e do município. Os supervisores das equipes receberam treinamento para uso do equipamento nesta quarta-feira (13). Na sequência, a capacitação será a campo com os agentes.

Com o tablet o agente de endemias poderá lançar os dados levantados no serviço de campo diretamente no sistema, implantado pela Secretaria Municipal de Saúde, onde estarão cadastrados os bairros e imóveis. Vale lembrar que os agentes comunitários de Saúde já utilizam tablets no trabalho de campo.

“Hoje os agentes de endemias tem que anotar a caneta nas fichas em papel para depois colocar no sistema quando chegam na sede da Secretaria. Com os tablets, o trabalho que levaria uma semana será reduzido para poucas horas, porque o próprio sistema fornecerá as informações”, observa a coordenadora de campo, Marinalva Ferreira da Luz.

Atualmente o município dispõe de quatro equipes de endemias, com 58 agentes. “É mais uma iniciativa do município para modernizar e facilitar o trabalho dos servidores, além de garantir maior eficiência e redução de custos do serviço”, sintetiza a secretária municipal de Saúde, Camila Corchak.