Show dos 62 anos de Janiópolis espera grande público neste domingo

O município de Janiópolis comemora nesta segunda-feira (18), 62 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, a prefeitura promoverá uma programação festiva neste domingo (17). Haverá show com a dupla Clayton e Romário, às 21 horas, na praça central, próximo ao Ginásio de Esportes Getúlio Ohara. A expectativa é reunir um grande público.

O prefeito da cidade, Ismael Dezanoski, convida toda a população a participar da festa. “Nosso povo é batalhador e merece este momento. Não é uma grande programação, mas pelo menos não vamos deixar o aniversário da cidade ‘passar em branco’”, afirmou o gestor.

Ele destacou os trabalhos de sua administração. “Assumimos o município numa situação triste que todo mundo já conhece. Conseguimos colocar a casa em dia ainda na primeira gestão. Depois, no segundo mandato, enfrentamos a pandemia de Covid-19 e infelizmente perdemos muitas vidas. Mas conseguimos vencer mais esta luta e tocar o município administrando da melhor maneira possível”, afirmou.

O gestor faz um balanço positivo da gestão. Segundo ele, várias obras importantes foram realizadas em seu mandato, como a infraestrutura asfáltica urbana. Praticamente toda a cidade recebeu obras neste sentido. “Além disso, avançamos em outros setores como na renovação da nossa frota de máquinas, recuperação de estradas rurais, atenção à saúde e educação também”, resumiu o prefeito.

Janiópolis

De acordo com o Censo Demográfico divulgado pelo IBGE, Janiópolis atingiu em 2024, uma população de 5.835 habitantes. O município foi criado pela Lei n.º 4.450, de 20 de outubro de 1961, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e sancionada pelo então governador, Ney Aminthas de Barros Braga.

A cidade teve sua sede administrativa assentada, na época, no patrimônio de Pinhalzinho. Depois, desmembrado de Campo Mourão, passou a integrar o município de Janiópolis. A plena autonomia político-administrativa se deu em 18 de novembro de 1962, quando tomou posse o primeiro prefeito, Oscar de Paula Pereira.