Campo Mourão inicia obras para instalação de fiscalização eletrônica em semáforos

A prefeitura de Campo Mourão iniciou a execução da implantação do sistema de fiscalização eletrônica em semáforos. O objetivo é prevenir a ocorrência de acidentes causados por avanços de sinal.

O sistema foi licitado por R$ 840 mil. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, a população será informada por meio de campanhas educativas antes que a fiscalização comece a funcionar.

A implantação será feita em duas etapas. A primeira consiste na instalação das colunas que servirão de suporte para as câmeras de monitoramento. Esses dispositivos, juntamente com sensores de detecção de avanço de sinal, serão responsáveis por registrar as infrações em tempo real. Em outra fase, um centro de controle será estabelecido na sede da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SEIMOB) para centralizar a gestão das informações.

O Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Campo Mourão, Ireno dos Reis Pereira, destacou a importância da implantação do sistema de fiscalização. Ele ressaltou que será feita uma ampla divulgação para conscientizar a população sobre o novo sistema. “Somente após a conclusão das obras e a devida orientação é que a fiscalização efetiva terá início”, destacou.

A implantação da fiscalização eletrônica visa trazer vários benefícios para o trânsito como a redução de acidentes, melhoria na conduta dos motoristas, gestão eficiente já que o centro de controle ancorado na SEIMOB permitirá uma resposta rápida e eficaz a incidentes e ao gerenciamento de infrações, entre outros.

A SEIMOB informou que o sistema será implantado de forma gradual. “A fiscalização eletrônica nos semáforos representa um investimento na segurança e na ordem do trânsito, contribuindo para a construção de uma cidade cada vez mais segura e organizada”, destacou Pereira.