AML abre inscrições para sucessão nas cadeiras 23 e 32 e admissão de membros correspondentes

A Academia Mourãoense de Letras (AML) está com dois editais abertos. Um deles – Edital Público nº 02/2024 – é para interessados em se candidatarem às cadeiras 23 (cujo patrono é Tony Nishimura), e 32 (dedicada ao patrono Ephigênio José Carneiro). Já o outro – Edital Público nº 03/2024 – diz respeito ao processo seletivo para admissão de membros correspondentes.

O atual presidente da AML e ocupante da cadeira 7, Fábio Sexugi, explicou o motivo da disponibilidade das duas cadeiras. Segundo ele, a 23 será ocupada devido à renúncia de Jair Elias, enquanto a próxima, por sua vez, será preenchida por outra razão. “A trinta e dois ficou vaga porque o titular, Helder Dal Col, ficou sendo membro emérito, por não residir mais na região”, disse Sexugi, ao destacar que, apesar disso, Dal Col continua vinculado à AML.

Sucessão

Interessados em se candidatarem a uma das cadeiras disponíveis devem preencher a ficha de inscrição, bem como o termo de compromisso e a declaração de domicílio anexos no Edital Público nº 02/2024. As fichas, juntamente com demais documentos solicitados no edital, devem ser encaminhadas, via e-mail [email protected], até o dia 31 de janeiro de 2025.

As vagas são destinadas a autores de obras literárias, jornalísticas, científicas ou didáticas de destaque em língua portuguesa. Eles também precisam indicar disponibilidade para participarem das atividades acadêmicas, com entusiasmo e regularidade, mantendo postura colaborativa e boa vontade em prol da democratização das letras.

Outro requisito é que o postulante precisa residir em Campo Mourão ou em um dos municípios adjacentes (Peabiru, Araruna, Farol, Mamborê, Luiziana, Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul) há, pelo menos, dois anos.

As obras inscritas serão avaliadas por uma comissão especial formada por, no mínimo, três membros efetivos de reconhecida competência e idoneidade. Após parecer consultivo, o colegiado acadêmico fará votação. Serão eleitos os dois candidatos que obtiverem a maioria simples dos votos válidos.

De acordo com as normas estabelecidas, os candidatos que concorreram à sucessão na cadeira 08, por meio do Edital Público nº 01/2024, e que tiverem intenção de se inscrever novamente estarão isentos de enviar arquivo digital das obras inscritas ou link para acessá-las, conforme estabelece o item VI do edital atual.

Membros correspondentes

Os membros correspondentes estaduais e internacionais serão admitidos com base no previsto no Edital Público nº 03/2024. Eles serão isentos de pagamento de mensalidade, limitando-se a contribuírem com as divulgações necessárias e prestarem o devido apoio à AML. Os interessados têm até o dia 28 de fevereiro de 2025 para registrar candidatura, também via e-mail [email protected].

Entre a documentação exigida a ser encaminhada no referido endereço eletrônico até a data-limite, estão ficha de inscrição anexa no edital, comprovante de domicílio, Curriculum Vitae e carta de apresentação. Podem se candidatar brasileiros de todos os estados, exceto do Paraná, e estrangeiros de qualquer nacionalidade.

Os currículos serão avaliados por membros efetivos da AML. Posteriormente, haverá eleição em abril de 2025 e posterior divulgação dos eleitos após um período de cinco dias da data de eleição, a ser definida. A posse está prevista para o mês de setembro.

Sexugi destacou uma novidade do edital de admissão nessa seleção. “Embora a categoria tenha sido criada em dois mil e vinte e um, esse é o primeiro edital de admissão, de modo que os eleitos serão os primeiros”, lembrou.

Serviço

O Edital Público nº 02/2024, com as informações completas para candidatura às cadeiras 23 e 32, pode ser consultado aqui.

O Edital Público nº 03/2024, com as informações completas para o processo de admissão para membros correspondentes, pode ser consultado aqui.

Ambos os editais e demais detalhes sobre a AML também podem ser verificados nas redes sociais: @academialetrascm (Instagram) e Academia Mourãoense de Letras (Facebook).