Evento em celebração ao Dia da Pessoa com Deficiência será realizado em Campo Mourão
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude) de Campo Mourão realizará um evento para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência nesta quinta-feira (28). A ação, aberta ao público em geral interessado, terá início às 8h30, no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas preenchendo formulário on-line até esta quarta-feira (27), ou no local, no dia da ação. É possível indicar interesse em participar o dia todo ou em apenas um dos períodos (manhã ou tarde). Os presentes também poderão solicitar certificado.
Serão realizadas duas palestras. Às 9 horas, a profissional Ana Carmem Dias abordará o tema “Mercado de trabalho e a Pessoa com Deficiência”, discutindo sobre as oportunidades e desafios desse público para a inclusão no meio profissional.
Já às 13h30, a palestrante Aryelle Caruzzo tratará sobre o assunto “Estigma e deficiência – processos inclusivos em diversos âmbitos sociais”. Para isso, ela fará uma abordagem sobre práticas inclusivas em diversas áreas, reforçando a importância de uma sociedade mais acessível e igualitária.
A data
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado em 3 de dezembro. A data foi criada em 1992, pela Resolução nº 47/3 da Assembleia Geral das Nações Unidas. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é promover a compreensão das questões da deficiência, assim como mobilizar apoio à dignidade, aos direitos e ao bem-estar das pessoas com deficiência no mundo todo.
Conforme o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), os desafios enfrentados por esse público ainda estão presentes em diversos contextos. No Brasil, por exemplo, em 2023, dados da pasta revelaram que, na escolarização, a taxa de analfabetismo entre pessoas acima de 15 anos com deficiência era de 19,5%, enquanto a de pessoas acima da mesma idade sem deficiência, de 4,1%.
A realidade no mercado de trabalho não se mostrou diferente. Independentemente da faixa etária, pessoas com deficiência têm taxas menores de participação e ocupação na força de trabalho em comparação com aquelas sem deficiência.
Entre 30 e 49 anos, por exemplo, cerca de 50% das pessoas com deficiência estão na força de trabalho, enquanto esse número sobe para aproximadamente 80% entre as pessoas sem deficiência, conforme indicam os dados do MDHC.
Comude
O Comude foi instituído e regulamentado em Campo Mourão no ano de 2001, pela Lei nº 1404. Desde então, o conselho vem proporcionando eventos e atividades no município, sempre com o objetivo de promover a inclusão e o fortalecimento das leis pertinentes à pessoa com deficiência.
No entanto, as atividades foram interrompidas durante a pandemia de Covid-19, em 2020. Mas, em 2024, em que foi constituída a nova diretoria do Comude, a celebração em alusão ao dia 21 de setembro (Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência) e outras ações voltaram a ser realizadas, mobilizando a sociedade.
A diretoria do conselho atualmente é composta pela presidente, Tatiane Rechotnek, vice-presidente, Dione Mendes, primeira secretária, Lia França, segunda secretária, Claudeni Bonelli, assim como outros membros que também fazem parte do conselho.