Operação policial cumpre mandados em São Paulo contra fraudes bancárias em Mamborê e região

Uma equipe da delegacia de Polícia Civil de Mamborê, com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), cumpriu, nessa quarta-feira (27), mandados de busca e apreensão nas cidades de Nova Odessa e Americana, em São Paulo.

A operação está relacionada a uma investigação sobre crimes de furto de mais de R$ 8 mil, por meio de fraudes em agências bancárias, praticados contra duas vítimas, no mínimo, de Mamborê. Conforme a apuração da investigação, crimes semelhantes foram realizados em toda a região.

Durante a ação, os agentes apreenderam diversos itens usados pelos criminosos para realizar as fraudes bancárias. Entre os materiais, estavam adesivos utilizados para enganar as vítimas, aparelhos telefônicos, máquinas de cartões e dispositivos conhecidos como “chupa-cabra”, que permitiam a retenção dos cartões nos terminais eletrônicos.

O delegado responsável pela operação, Anderson Romão, destacou a importância dos itens para o avanço das investigações. “Os materiais apreendidos serão fundamentais para o prosseguimento das investigações, que visam apurar os fatos em sua totalidade e identificar outros possíveis integrantes da organização criminosa”, afirmou o delegado.

Os objetos apreendidos foram encaminhados à delegacia de Mamborê, onde os procedimentos legais necessários serão realizados com o objetivo identificar todos responsáveis pelo crime e concluir a investigação.

O crime

O crime investigado ocorria em uma agência da Caixa Econômica Federal, de Mamborê, onde os suspeitos fixavam adesivos nos terminais de autoatendimento, contendo um número falso de uma suposta “central de atendimento” da agência.

Quando as vítimas inseriam seus cartões, eles ficavam retidos. Ao ligarem para o número indicado, as pessoas acreditavam estar em contato com um funcionário do banco, repassando informações pessoais e dados confidenciais, mas, na verdade, eram os bandidos.

Após o início das investigações pela delegacia de Mamborê, foi possível identificar os envolvidos, além de descobrir que a prática criminosa também ocorreu em outras cidades do Paraná. Com base nas provas coletadas e após a identificação dos suspeitos, os mandados de busca e apreensão foram solicitados judicialmente e cumpridos com o apoio da PMESP.