Black Friday gera expectativa no comércio e anima consumidor em Campo Mourão

A Black Friday edição 2024, nesta sexta-feira (29) e sábado (30), vem gerando expectativa no comércio em Campo Mourão. As lojas esperam alavancar as vendas com as promoções. O otimismo aumenta por conta do pagamento da primeira parcela do 13º salário que deve ser depositado na conta dos trabalhadores até sábado. Parte do dinheiro, esperam os lojistas, deve ser injetado no comércio local, especialmente na Black Friday. Por outro lado, muitos consumidores estão animados e dizem que vão aproveitar os descontos para adiantar as compras de Natal.

No município, lojistas ouvidos pela TRIBUNA esperam um aumento entre 30% a 40% nas vendas com os descontos nos produtos durante a campanha. Em 2023, a promoção teve grande movimento no comércio com alguns consumidores formando filas em lojas durante a noite e madrugada para assegurar a compra das mercadorias desejadas.

Conforme a Associação Industrial e Comercial de Campo Mourão (Acicam), o momento é bastante esperado pelo comércio, que aproveita a data para alavancar as vendas levando bons descontos ao consumidor de Campo Mourão e região. A Associação disse que as empresas estão preparadas para a promoção.

O gerente de uma rede de lojas de eletrodomésticos no centro de Campo Mourão, Valdir Peres, afirmou que a campanha dá uma ‘injeção de ânimo’ no comércio, antes das vendas natalinas. Ele disse que a loja oferecerá produtos com descontos que chegam até 50%.

Os consumidores poderão comprar no local uma variada gama de eletrodomésticos, como batedeiras de bolo, televisores, fritadeiras elétricas, ventiladores, liquidificadores, entre outros. “Aqueles que chegarem primeiro levam para casa”, falou, se referindo à expectativa de grande movimento. “Esperamos superar as vendas do ano passado que já foram dentro do esperado”, acrescentou.

Quem também aguarda a Black Friday com otimismo é o gerente de vendas de uma loja de calçados na área central da cidade, que pediu para não se identificar. Segundo ele, todos os anos o setor calçadista é um dos mais procurados pelos consumidores. “Acredito que este ano não será diferente. Muita gente já faz as compras para presentear no Natal enquanto outros porque precisam mesmo”, frisou.

Se o comércio está otimista para a promoção, por outro lado, os consumidores aguardam ansiosos e animados. A técnica de enfermagem Carolina de Freitas, por exemplo, disse que todo ano se programa para a Black Friday fazendo economias para não se comprometer com dívidas nesta época do ano. “Quando chega fevereiro começo a guardar dinheiro especialmente para este fim para evitar de gastar do salário e não comprometer o dinheiro de outras despesas”, afirmou. Carolina disse que opta pela compra de roupas, calçados e produtos de beleza. “Sempre pesquiso muito bem antes de comprar. Costumo comparar com preços da internet também, que nesta época do ano oferece produtos mais baratos”, frisou.

Muita gente aproveita a data para renovar o guarda roupas para as festas de fim de ano, uma vez que as lojas de vestuário também aderem à promoção. A designer gráfico, Meire Almeida de Araújo disse que vai comprar roupas para o filho de 10 anos, o esposo e para ela. Questionada quanto pretende gastar, ela informou que estipulou o limite de até R$ 1.500,00.

“Não dá para exagerar agora porque o ano inicia com vários gastos como IPTU, IPVA, material escolar, matrícula escolar…Então tem que ‘pisar no freio’ agora para não virar uma bola de neve depois”, comentou. Ela disse que fará as compras no cartão de crédito. “O dinheiro do décimo terceiro vamos reservar para pagamento das despesas de começo de ano”, programou.

Comércio funciona até às 22 horas nesta sexta

Para fomentar as vendas na Black Friday, o comércio de Campo Mourão estará aberto nesta sexta-feira até às 22 horas. Já no sábado (30), as lojas funcionarão das 9 às 17 horas. A promoção tem a participação de empresas que comercializam os mais diversos tipos de produtos. Como muita gente da região vem a Campo Mourão para fazer as compras, o setor de alimentação também acaba registrando um movimento maior.

Devido às previsões de vendas animadoras para a Black Friday deste ano, a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Campo Mourão (Procon) alerta os consumidores sobre a promoção e repassa algumas recomendações para que surpresas desagradáveis sejam evitadas.

Entre as dicas, pede aos consumidores que fiquem atentos às oscilações bruscas de preços. A procura por sites confiáveis e cuidados para não cair naqueles que têm irregularidades ou que podem ter sido clonados. Outra recomendação é a busca por empresas com boa reputação no mercado e a atenção dos consumidores para todos os detalhes das compras.

Os cuidados devem ser adotados tanto para transações em lojas virtuais como físicas. É também recomendável que os consumidores façam uma pesquisa antecipada para evitar a compra de itens com reduções falsas de preço, bem como cair em fraudes, principalmente na internet.

Outra orientação é que o consumidor guarde anúncios e faça “prints” da publicidade realizada antes e durante a promoção. Em caso de lojas físicas, caso o consumidor se depare com falsa oferta, o Código de Defesa do Consumidor garante o cumprimento forçado da oferta de menor valor ou a restituição em dobro se já tiver ocorrido o pagamento.

Já para compras online, o consumidor precisa também verificar os procedimentos para reclamações, devolução de produtos e prazos de entrega. O Procon lembra que o consumidor tem o direito de desistir da aquisição em até sete dias após a assinatura do contrato ou recebimento do produto. O cancelamento deve ser solicitado por escrito, no próprio site em que foi adquirido.

Black Friday

A origem do termo Black Friday (Sexta-feira Negra) não é tão exata – há algumas teorias. No fim do século 19, porém, a expressão surgiu após duas empresas financeiras terem falido no mesmo dia – coincidentemente, uma sexta-feira. As instituições teriam quebrado em plena ‘corrida do ouro’, em alusão às descobertas das minas de ouro no Brasil Colônia.

Mas outra teoria advém da Filadélfia dos anos de 1960. Policiais dos Estados Unidos classificaram como Black Friday o dia que sucede o Dia de Ação de Graças. A referência seria o trânsito caótico causado pelo fim do feriado. Nesse dia, os lojistas teriam aproveitado a lentidão dos veículos para expor descontos promocionais nas fachadas das lojas e atrair quem passasse por ali.

No Brasil a campanha chegou inicialmente na internet, por meio do site Busca Descontos, em 2011. Pioneiro em promoções via cupons, além de ser referência em big data (armazenamento de dados), o Busca Descontos surgiu em 2010 e, desde então, é um dos líderes em ofertas no e-commerce. Além da Black Friday, o site promove o Cyber Monday, Brasil Day, Boxing Week, Mega Saldão e Dia do Frete Grátis – todos eventos importantes para o comércio eletrônico.

Dicas para as compras da Black Friday

* Nunca faça compras por impulso, pois isso pode lhe trazer transtornos não amparados pela lei. Analise seu orçamento; reflita se você realmente precisa daquilo; avalie se essa compra não vai desequilibrar suas contas;

* Visite estabelecimentos diferentes e compare os preços dos produtos que pretende adquirir, seja de forma virtual ou física;

* Grave todas as telas e comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor;

* Sempre tomar o cuidado, em ambiente virtual, de verificar se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall;

* Forneça apenas os dados solicitados pelo site durante a transação, nada mais;

* Pesquise e fique atento à reputação do vendedor. Verifique depoimentos, reclamações e as avaliações da empresa. Os sites Reclame Aqui e Consumidor.gov são boas fontes para essas informações;

* Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver;

* O seu direito de arrependimento vale também nas compras on-line, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor;

* Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de lan houses. Eles podem conter programas maliciosos que furtam números de cartões de crédito e senhas.