Corte ilegal de araucária em Campo Mourão gera multa de R$ 2 mil

A Polícia Militar Ambiental autuou duas pessoas em Campo Mourão nesta quinta-feira (28) por corte ilegal de uma araucária (Araucaria angustifolia) na área central do município. O flagrante ocorreu após denúncia sobre o corte da árvore, espécie nativa protegida por lei, no quintal de uma residência. No local, foi constatado que o serviço estava sendo realizado sem a devida autorização ambiental, além do uso irregular de uma motosserra sem registro.

Conforme o boletim de ocorrência, foram lavrados dois Termos Circunstanciados de Infração Penal contra o proprietário do imóvel e o infrator contratado para realizar o corte, com base no artigo 48 da Lei 9.605/98. Além disso, três Autos de Infração Ambiental foram emitidos, totalizando R$ 2 mil em multas, conforme os artigos 44 e 57 do Decreto Federal 6.514/08.

A motosserra utilizada na ação também foi apreendida

O material lenhoso, que somava 7 m³, foi apreendido e destinado ao Parque Estadual Lago Azul. A motosserra utilizada na ação também foi apreendida e terá destinação adequada, conforme prevê a legislação ambiental.

A araucária é uma espécie ameaçada de extinção e sua proteção é amparada por leis ambientais rigorosas. A Polícia Ambiental reforça a importância de respeitar as normas ambientais para preservação da biodiversidade e orienta que denúncias de crimes ambientais sejam feitas através dos canais competentes.