Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
A Itaipu Binacional comemorou nesta sexta-feira (29) o Dia Internacional da Onça-pintada. A data, definida durante a Convenção das Partes (COP) sobre Diversidade Biológica em 2018, reflete a importância da conservação dos ecossistemas para garantir a sobrevivência do maior felino das Américas.
Como a onça-pintada é um animal de topo de cadeia, ele é também considerado um símbolo da biodiversidade, uma vez que só é encontrado em ambientes com fauna e flora preservados. “Quando a gente conserva a onça-pintada, a gente conserva o ambiente em que ela pode transitar e viver, então, estamos trabalhando para a conservação de toda a biodiversidade”, explica o veterinário Pedro Teles, do Refúgio Biológico Bela Vista, unidade de conservação mantida pela Itaipu Binacional.
No Refúgio, há uma longa história de preservação de onças e de sua reprodução em cativeiro. No momento, são quatro exemplares: Valente (pai), Nena (mãe) e as filhas Jataí e Arapuá que, coincidentemente, estão completando dois anos de vida neste 29 de novembro. E a idade de dois anos, para onças, é considerada o atingimento da vida adulta.
Segundo Teles, o Valente é hoje a onça mais importante sob cuidados humanos, pois é o único exemplar oriundo da Mata Atlântica (desde o sul da Bahia até o norte da Argentina). Em todo esse território, o animal está muito ameaçado. Estima-se que restam cerca de 200 exemplares em vida livre.
“Por isso, a Jataí e a Arapuá entram em idade reprodutiva e podem ser enviadas para outras unidades de conservação que trabalham com onças, para que a gente possa manter a genética da Mata Atlântica. É importante desenvolver técnicas de manejo e de reprodução para ajudar essas onças de vida livre. A reprodução com esses animais das florestas, inclusive, está sendo estudada”, completa Teles.
No Refúgio Bela Vista, o aniversário e Dia Internacional das Onças foi marcado por atividades de enriquecimento ambiental. Essas atividades são realizadas ao longo de todo o ano, mas ganham um significado especial por conta da data. Elas atraem os animais e estimulam os sentidos e a movimentação, quebrando a rotina e gerando bem-estar físico e psicológico.