Eleições para diretores da rede municipal de ensino de Roncador serão nesta semana
O município de Roncador, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizará eleição para diretores em suas sete instituições da rede municipal de ensino nesta quinta-feira (5). A votação acontecerá em cada unidade, das 8 horas às 16h30. Podem votar todos os funcionários dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das escolas municipais em que atuam e pais ou responsáveis nas instituições em que os filhos estão matriculados.
De acordo com o secretário de Educação, Edson Gonsalves de Oliveira, pela primeira vez, Roncador teve o registro de apenas um candidato por estabelecimento de ensino. São eles: Ivania Batista (CMEI Izidoro Puretz), Nelson Cordeiro (CMEI Anjo da Guarda), Marcia Marques (CMEI Dente de Leite), Eliceia Semiguem (CMEI Pedro Gluchak), Helton Naberesney (Escola João Paulo I), Eliane Cristina dos Santos Carneiro (Escola Monteiro Lobato) e Nilva Dziubat (Escola Afonso Camargo). Serão eleitos para a gestão 2025-2026 os candidatos que somarem 50% mais 1 dos votos válidos.
Os votantes terão três opções na hora de votar: nome do candidato, branco ou nulo. “Cada escola vai ter a mesa responsável por fazer a coleta dos votos, as assinaturas das pessoas que vão estar votando, e no final faz a contagem”, disse o secretário. “A gente convida cada pai, cada responsável pelos seus filhos, que compareça à escola que seu filho está matriculado e exerça esse momento democrático bem importante”, sinalizou Oliveira.
Processo para eleição
Conforme Oliveira lembrou, a escolha de gestores dos estabelecimentos de ensino da rede municipal é uma determinação do Ministério da Educação (MEC). Isso é necessário como uma das condicionalidades para que os municípios estejam aptos a receberem repasse de recursos, por exemplo.
Os profissionais que colocaram seus nomes para concorrer no pleito precisaram passar por uma formação ofertada pela Secretaria Municipal de Educação. Em seguida, também foram avaliados por uma empresa especializada. “Esses candidatos tiveram que tirar uma média sete para poderem concorrer”, explicou o secretário.
O responsável pela pasta destacou, com satisfação, o desempenho dos postulantes aos cargos de diretores. “Todos os nossos candidatos atingiram a média bem superior a esse sete. A gente está bem feliz com o resultado de cada um”, expressou. Posteriormente, eles precisaram, ainda, apresentar um plano de trabalho para que estivessem, finalmente, aptos a concorrer.
Depois que os diretores forem definidos, eles serão empossados pela nova gestão administrativa do município. “No caso, aqui em Roncador, a doutora Marília vai empossar esses diretores, provavelmente, em meados de janeiro”, disse Oliveira, ao lembrar que os trabalhos para o ano letivo de 2025 iniciam em fevereiro.
O secretário destacou que a educação no município vem atingindo expressivas conquistas e que a intenção é continuar com o bom desempenho nos próximos anos.“A nossa educação vem numa crescente, com números muito bons. A gente está em um momento muito bom da nossa educação, principalmente na questão pedagógica”, afirmou, acrescentando que os futuros gestores também estão atentos a esse ritmo, visto que eles já fazem parte desse contexto.