Delegado de Mamborê faz alerta sobre golpe do falso advogado

O delegado da Polícia Civil de Mamborê, Anderson Romão, emitiu um alerta à população local e da região nessa quinta-feira (5) a respeito de um crime que vem sendo praticado: o golpe do falso advogado.

Segundo ele, os criminosos costumam agir via ligação, dizendo que são da assessoria de um advogado. Em seguida, o suposto profissional da área de Direito diz que a pessoa contactada ganhou uma ação na justiça. No entanto, o criminoso fala que, para receber os valores, é necessário pagar uma taxa.

Romão informou que muitas pessoas ficam contentes, achando que têm, de fato, algum dinheiro para receber e acabam pagando essa taxa para os golpistas. Depois, quando tentam entrar em contato novamente, não conseguem mais falar com o falso advogado.

Diante da situação, as dicas da Polícia Civil caso alguém receba esse tipo de ligação é sempre checar a identidade do profissional, verificando o nome do advogado no site da OAB. Outra orientação é confirmar a informação diretamente com o escritório de advocacia, ligando ou indo pessoalmente ao estabelecimento.

Além disso, as pessoas devem sempre desconfiar de urgências, evitando transferir dinheiro em situações de pressão. “Se alguém ligou para você falando que ganhou alguma coisa e já começou dizendo que tem que pagar uma taxa, é golpe”, alertou o delegado.

Denúncias

Denúncias podem ser feitas pelos telefones 197, da Polícia Civil do Paraná, 181, do Disque Denúncia, ou (44) 3568-1341 e (44) 99832-1618, diretamente à equipe de investigação.