Alerta: cheia no Rio das Lontras provoca pontos de alagamento em Barbosa Ferraz
As fortes chuvas nas últimas horas na região de Campo Mourão vêm provocando preocupação em diversas localidades. Uma delas é o município de Barbosa Ferraz. Com a cheia no Rio das Lontras, um alagamento atingiu pontos mais baixos no município na madrugada deste domingo (8). Para se ter ideia, há pontes no local em que a água ultrapassa um metro de altura.
A previsão do tempo, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), é de que altos volumes de chuva ainda serão registrados em boa parte do estado, incluindo a Comcam, até esta segunda-feira (9). Por isso, a orientação é que as pessoas só deixem suas casas e sigam para as estradas apenas em casos extremamente necessários, a fim de evitar riscos de aquaplanagem e acidentes de trânsito.
Em Barbosa Ferraz, a situação ainda é crítica. De acordo com o prefeito municipal, Edenilson Aparecido Miliossi, os trabalhos iniciaram por volta das 4 horas da madrugada, para evitar que maiores estragos atingissem o município. “Mobilizamos a equipe da prefeitura, Defesa Civil do município, já alertando os moradores em alguns trechos que ainda não estavam inundados, para que pudessem prevenir e já retirar móveis e se cuidar, porque as cabeceiras dos rios estavam enchendo bastante”, informou o gestor.
“Nós até imaginávamos que a água ia diminuir, porém nós temos um rio que passa às margens da cidade, que é o Rio das Lontras, que desemboca no Rio Corumbataí, o qual está transbordando também. Então, a água não consegue sair no Rio Corumbataí, ela represa e volta para trás”, explicou, ao informar que relatos indicam já terem sido registrados mais de 160 milímetros de chuva no município nas últimas horas.
As áreas mais baixas da cidade foram as mais atingidas. Pelo menos, quatro famílias já foram retiradas de suas residências com a ajuda de equipes e caminhões da prefeitura municipal. Apesar dos estragos, não há informações de feridos até o momento, apenas prejuízos materiais. As chuvas intensas também provocaram o bloqueio no trecho que liga a cidade ao distrito de Ourilândia.
“Não tivemos relatos de nenhuma ponte que rodou ainda”, falou, ao dizer que as equipes continuarão percorrendo as estradas rurais para dimensionar se houve mais danos em pontes e bueiros nas imediações. “É uma chuva que já estava aguardada, porque era um período muito seco, porém passou a madrugada inteira chovendo”, disse o prefeito, ao destacar que as equipes estão em alerta para prevenir novos danos ao município.
A Sanepar também informou que, neste domingo (8), em razão da chuva que atingiu Barbosa Ferraz, algumas unidades de bombeamento ficaram alagadas. Diante disso, pode ocorrer falta de água nos bairros Vila do Roque, Vila Operária. Vila Nova, Vila Mineira e região do Santuário Santa Rita de Cássia e Conjunto Primavera. Técnicos trabalham para retomar a operação do sistema de bombeamento no início da noite.
Região
Outros municípios da região também estão enfrentando dificuldades e passando por transtornos em função do excesso de chuvas. Entre eles, um trecho entre Quinta do Sol e Fênix teve a passagem prejudicada devido à cheia no rio que faz divisa entre as cidades.
Apesar de o nível da água já ter baixado ainda durante a manhã, possibilitando a passagem pelo local, profissionais da Defesa Civil alertam os usuários da pista a reduzirem a velocidade ao passarem pelo trecho, devido à lama que ficou acumulada no local, deixando a via escorregadia.
Já em Peabiru, também manhã deste domingo (8), a ponte do Rio da Várzea – Rio Mourão – ficou perto de ser inundada. Uma equipe de servidores locais da Defesa Civil foi mobilizada para atender as estradas ruaris que tiveram o tráfego prejudicado.