UTFPR de Campo Mourão tem projeto aprovado em edital nacional da Finep

O projeto CooperAgro – Inteligência Artificial na Integração e Gestão entre Cooperativas da Agricultura Familiar e Município foi aprovado no edital FINEP AGRO ICT envolve os seguintes parceiros: Departamento de Computação da UTFPR-CM e seu Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, a Unespar, prefeitura de Campo Mourão, Condecam, Comcam, IDR-PR, Secretaria de Inovação do município e Beontag.

O projeto foi proposto pelos professores Igor Wiese e Reginaldo Ré, do Departamento de Computação da UTFPR, com o desafio de aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares e da agricultura familiar para atender as demandas da Coafcam- Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Familiares de Campo Mourão e Região.

A iniciativa tem como objetivo integrar modernas tecnologias de inteligência artificial e rastreamento por georreferenciamento na construção de um sistema computacional inovador para mitigar problemas reais da gestão dos processos da Coafcam, especialmente aqueles relacionados ao PNAE, programa de segurança alimentar que visa atender escolas com alimentos de qualidade, incluindo muitos produtos orgânicos, produzidos pelas 81 famílias de agricultores familiares da Coafcam.

O sistema computacional proposto controlará os cultivos, demandas e entregas, bem como gerará previsibilidade e melhoria do planejamento da cooperativa, integrando o processo produtivo com as demandas relativas à merenda demandada pelo município e demais potenciais clientes.

Recursos e Impacto

O projeto receberá um aporte de R$ 2.880.859,06 para sua execução, sendo um dos 38 projetos selecionados em todo o Brasil. O Departamento de Computação da UTFPR-CM reforça seu compromisso com a inovação e a promoção do desenvolvimento sustentável, celebrando mais uma conquista que beneficiará não apenas o setor agroalimentar, mas toda a comunidade de Campo Mourão.

De acordo com o presidente da Coafcam, Claudinei Fernandes, o projeto é importante para a cooperativa. “Atualmente, cerca de 12 mil estudantes da rede municipal, além de escolas do Estado que recebem os alimentos produzidos por nossas 81 famílias de cooperados e precisávamos melhorar nosso processo de gestão. O software e os equipamentos que receberemos irão ser um diferencial na expansão dos serviços da cooperativa e da melhoria da qualidade do serviço prestado para a Comunidade de Campo Mourão”, falou.

Equipe Envolvida

Além dos proponentes, fazem parte do projeto o professor Ivanilton Polato da UTFPR e, pela Unespar, estão envolvidos o professor Sérgio Luiz Maybuk e a professora Andréa Machado Groff. O time de gerenciamento de projetos e recursos conta com o apoio da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-CM), que articulou por meio do seu diretor, Rafael Fernando Pequito Lima e do responsável por projetos de inovação, Vitor Hugo Zanolo Queiroga as parcerias necessárias para que o projeto pudesse ser realizado. Este trabalho de articulação tem trazido ganhos importantes para a UTFPR-CM e parceiros, que tem atraído outros projetos importantes para a comunidade.

Departamento de computação

O Departamento de Computação, por meio dos professores Igor Wiese, Reginaldo Ré, Ivanilton Polato e Walter Nakamura atraiu aproximadamente R$ 3,5 milhões em recursos com três projetos aprovados no edital de parceria público-privada da AGEUNI/Unespar e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e FINEP.

Esses recursos possibilitarão a criação do Centro de Competência em Desenvolvimento de Software e Inteligência Artificial Aplicada, que tem como objetivo realizar projetos com empresas interessadas em atuar com a Lei do Bem, a Lei de Informática, novos editais FINEP, BNDES ou do Governo do Estado do Paraná, e até mesmo parcerias diretas com o setor privado ou público, e novas parcerias com a Unespar.

O Centro de Competências terá infraestrutura laboratorial própria com computadores de última geração, incluindo servidores que comportam aplicações de Inteligência Artificial, incluindo inteligência artificial Generativa (popularmente conhecidos como “chatGPTs”). O centro conta com o suporte do programa de Pós Graduação em Ciência da Computação (PPGCC-CM), criado em 2021. O PPGCC tem suas aulas no período noturno e possui inscrições para seleção de novos alunos em fluxo contínuo.