Primeira etapa da reforma do Estádio dos Amadores será entregue neste domingo
Neste domingo (22), a partir das 9 horas, a população mourãoense e da região é convidada a prestigiar a reinauguração da primeira parte da ampla reforma de quase R$ 4 milhões que está sendo realizada no Estádio Municipal José Carlos Galbier (Estádio dos Amadores), próximo ao Aeroporto Municipal de Campo Mourão. O local promete se tornar uma das principais praças esportivas para o futebol da região.
A revitalização do complexo esportivo é resultado de uma parceria entre a prefeitura municipal de Campo Mourão e o Governo do Estado. Com a reforma, o espaço ganhou um novo gramado, arquibancadas pré-moldadas com capacidade para receber 4 mil espectadores, cabine para imprensa, novos alambrados, vestiários, banheiro público, moderno sistema de irrigação embutido no gramado, além de pátio cascalhado.
Outras duas etapas da obra a serem realizadas são cobertura para a arquibancada e iluminação, que já estão licitadas. De acordo com o prefeito municipal, Tauillo Tezelli, o estádio representa um importante presente para a cidade e os apreciadores do futebol. Conforme frisou, o local atende tanto o futebol amador quanto as equipes profissionais, consolidando-se como um marco para o esporte na região.
O diretor-presidente da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), Jair Grasso, também ressaltou o impacto positivo das melhorias na praça esportiva. “Essa reinauguração representa o fortalecimento do esporte local e um novo espaço para o futebol amador, profissional e projetos sociais que envolvem crianças e jovens”, afirmou.
Além da solenidade de entrega da primeira etapa da reforma, também haverá três partidas de futebol no dia da reinauguração. Uma delas será um jogo entre crianças e adolescentes de projetos esportivos, outra entre equipes femininas e, ainda, um amistoso de atletas do Paraná enfrentando atletas de Campo Mourão.
Futebol profissional
Com a renovação da estrutura do estádio, a praça esportiva promete ser palco de grandes competições do futebol profissional. Isso porque o estádio será a nova “casa” do Nacional Atlético Clube, o “Capivarão”, e do Sport Clube Campo Mourão, o “Leão do Vale”. O espaço também estará garantido para as categorias de base e o futebol amador.
Segundo Henrique Adriano Buss, ex-atleta profissional e dirigente do Nacional, a nova infraestrutura representa um grande avanço para o futebol profissional. Ele destacou que as melhorias proporcionam condições mais adequadas tanto para os atletas quanto para os torcedores, o que serve como um estímulo para a próxima temporada. Já Leandro Leite, presidente do Sport Clube Campo Mourão, destacou que, além de ser palco de jogos, o Estádio dos Amadores fortalece a ligação entre o esporte e a comunidade local.
Presenças confirmadas
A reinauguração do estádio, no domingo, contará com a presença de grandes nomes do futebol profissional. Um deles é o ex-atacante Keirrison, conhecido como “K-9”. Inicialmente revelado pelo Coritiba, após passar pelas categorias de base do Clube Esportivo Nova Esperança (CENE), de Mato Grosso do Sul, o atleta ganhou destaque nacional ao se tornar o maior artilheiro do futebol brasileiro em 2008, com 41 gols, sendo 21 apenas no Campeonato Brasileiro.
Esse desempenho o levou a atuar em grandes clubes, como o Palmeiras, onde marcou 24 gols em 35 jogos em 2009, além de passar por equipes como Cruzeiro, Santos, Barcelona (Espanha), Fiorentina (Itália) e Benfica (Portugal). K-9 é cunhado de Buss, o qual também tem uma carreira de destaque em diversos clubes. Eles incluem o Coritiba, Palmeiras, Fluminense, Napoli (Itália) e Barcelona.
Keirrison e Henrique têm uma forte ligação com o futebol de Campo Mourão, em razão dos confrontos contra a extinta Associação Desportiva Atlética do Paraná (ADAP) no Campeonato Paranaense de 2006. Nesse ano, a equipe local se destacou ao eliminar os times de ambos na semifinal, alcançando o vice-campeonato estadual.
Outros ex-atletas profissionais de destaque nacional que devem marcar presença incluem Adriano Gabiru e Perdigão, campeões mundiais pelo Internacional de Porto Alegre, Dirceu Mendes, campeão brasileiro pelo Grêmio de Porto Alegre, Roberto Costa, goleiro duas vezes eleito Bola de Ouro do futebol brasileiro, e Saulo da Fé Freitas, atacante artilheiro histórico do Paraná Clube. Mineiro, ex-volante da extinta ADAP e ex-técnico do Sport Clube Campo Mourão, também é um dos nomes inicialmente confirmados.