Campo Mourão inaugura estádio reformado, com presença de autoridades e ex-atletas
A prefeitura municipal de Campo Mourão inaugurou na manhã deste domingo (22) o Estádio Municipal José Carlos Galbier (Estádio dos Amadores), próximo ao Aeroporto local. A solenidade foi realizada para marcar a primeira fase de conclusão da ampla reforma que está sendo feita, que tem investimento total de R$ 4 milhões. O local promete se tornar uma das principais praças esportivas para o futebol da região. Outras duas etapas ainda serão realizadas, com são cobertura para a arquibancada e iluminação, que já estão licitadas.
O evento reuniu autoridades locais, incluindo o prefeito Tauillo Tezelli e o prefeito eleito Douglas Fabrício, o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), Jair Grasso, o diretor-presidente da Paraná Esportes, Walmir da Silva Matos, o vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol, José Luiz dos Santos, e outros representantes municipais do esporte e de associações esportivas, além de ex-atletas do futebol profissional.
A revitalização da praça esportiva é resultado de uma parceria entre a prefeitura municipal de Campo Mourão e o Governo do Estado. Com a reforma, o espaço ganhou um novo gramado, arquibancadas pré-moldadas com capacidade para receber 4 mil espectadores, cabine para imprensa, novos alambrados, vestiários, banheiro público, moderno sistema de irrigação embutido no gramado, além de pátio cascalhado.
Em sua fala, o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), Jair Grasso, lembrou que, desde quando o estádio foi construído, em 1987, para sediar os Jogos Abertos do Paraná, o espaço passou por algumas melhorias ao longo dos anos. No entanto, conforme ressaltou, com as obras de 2023/2024, houve uma remodelação total. “Um local moderno, para a prática do esporte, para a prática saudável do futebol”, frisou.
Na ocasião, o prefeito Tauillo Tezelli foi homenageado pela Fecam, representada pelo diretor-presidente, Jair Grasso, com uma placa contendo uma mensagem de reconhecimento pelo êxito alcançado em sua gestão municipal, conforme expresso no presente recebido pelo gestor. Tezelli fez um retrospecto resumindo a história do estádio.
“Nós tínhamos aqui, praticamente, só o terreno e um campo, que era pouco utilizado. Aí nós começamos a pensar em ter um espaço novo. Começamos a mexer com vestiários, fazer dois campos, e, de repente, nós fomos ao Governo do Estado, com o Douglas, na época, e dissemos que precisávamos de um recurso para fazer um estádio. O governador, através do Hélio [secretário de Esporte] e do Walmir [diretor-presidente da Paraná Esportes], nos arrumou quatro milhões”, lembrou.
Tezelli enfatizou o resultado dessa parceria para a população local e das cidades vizinhas. “Mais um espaço que Campo Mourão entrega para a comunidade para ser utilizado por todo o futebol. As competições vão acontecer ano que vem, e esse espaço vai ser o local do futebol. Vai ganhar cobertura da arquibancada e iluminação. Então, vai poder ter jogos de dia e durante o período noturno” disse o gestor municipal, ao informar as próximas etapas deverão ser entregues até fevereiro de 2025.
De acordo com o prefeito eleito Douglas Fabrício, que se comprometeu a dar continuidade aos trabalhos voltados ao futebol mourãoense, esse é mais um momento importante para a cidade. “Parabéns a todos que são amantes e gostam do esporte amador e profissional, em especial, o futebol”, expressou, após comentar sobre a viabilização da iniciativa, graças ao apoio recebido por meio da parceria com o Governo do Estado e a prefeitura, o governador Ratinho Junior e o secretário de Esporte, Hélio Wirbiski, assim como Walmir da Silva Matos, diretor-presidente da Paraná Esporte, e também o prefeito Tauillo Tezelli.
Para o vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol, José Luiz dos Santos, a obra é representativa não apenas para o município de Campo Mourão, mas também para todo o estado. “Eu diria que foi a [obra] mais importante do ano. Foi a única cidade que inaugurou um estádio no ano de dois mil e vinte e quatro”, sinalizou. Ele parabenizou Tezelli e Douglas. “Agora, o que falta, é os clubes trabalharem as bases, o futebol feminino, para que a gente fabrique esses jogadores aqui do município e da região e que no futuro esses jogadores venham representar o nome do Nacional e também do Sport Clube aqui de Campo Mourão.
Além da solenidade de entrega da primeira etapa da reforma, o momento contou também com três partidas de futebol. Uma delas foi um jogo entre crianças e adolescentes de projetos esportivos, outra entre equipes femininas e, ainda, um amistoso de atletas do Paraná enfrentando atletas de Campo Mourão.
Futebol profissional
Com a renovação da estrutura do estádio, a praça esportiva promete ser palco de grandes competições do futebol profissional. Isso porque o estádio será a nova “casa” do Nacional Atlético Clube, o “Capivarão”, e do Sport Clube Campo Mourão, o “Leão do Vale”. O espaço também estará garantido para as categorias de base e o futebol amador.
Segundo Henrique Adriano Buss, ex-atleta profissional e dirigente do Nacional, a nova infraestrutura representa um grande avanço para o futebol profissional. Ele destacou que as melhorias proporcionam condições mais adequadas tanto para os atletas quanto para os torcedores, o que serve como um estímulo para a próxima temporada. Já Leandro Leite, presidente do Sport Clube Campo Mourão, destacou que, além de ser palco de jogos, o Estádio dos Amadores fortalece a ligação entre o esporte e a comunidade local.
Ex-atletas convidados
A inauguração do estádio contou com a presença de grandes nomes do futebol profissional. Um deles é o ex-atacante Keirrison, conhecido como “K-9”. Inicialmente revelado pelo Coritiba, após passar pelas categorias de base do Clube Esportivo Nova Esperança (CENE), de Mato Grosso do Sul, o atleta ganhou destaque nacional ao se tornar o maior artilheiro do futebol brasileiro em 2008, com 41 gols, sendo 21 apenas no Campeonato Brasileiro.
Ele, que já esteve recentemente no município, agradeceu o convite a todos que estão à frente do projeto e elogiou o município e a receptividade da população novamente. “Estamos aqui num projeto grandioso, que está se inaugurando. Tem muita coisa por vir ainda. Para mim, é um prazer estar aqui participando desse evento tão importante para a cidade”, falou.
Outra ilustre presença foi Sérgio Ramirez, ex-atleta do Flamengo e da seleção Uruguaia e ex-técnico de futebol, o qual disse que, ao vir a Campo Mourão na inauguração do estádio, ele tem as melhores das impressões. “Tenho amigos aqui, já vim várias vezes como técnico disputar em outro campo. Mas eu estou vendo que aqui está uma beleza este campo, muito boa a estrutura”, afirmou, ao parabenizar os organizadores e fundadores. “É um privilégio fazer parte desse momento tão importante para a população de Campo Mourão”, completou.
Saulo da Fé Freitas, atacante e artilheiro histórico do Paraná Clube, também compareceu e comentou sobre o marco no futebol de Campo Mourão. “Eu agradeço a todos pelo apoio e carinho que têm tido com os nossos ex-atletas do futebol paranaense. Que Deus abençoe e que esse estádio possa se transformar em um grande evento para a população e possa ter grandes jogos”, desejou.