Dia de Santos Reis: tradição e fé marcam festa em comunidade rural de Roncador

Nesta segunda-feira (6), os católicos comemoram o Dia de Santos Reis. Na região de Campo Mourão três grupos, pelo menos, mantêm viva a tradição de peregrinar por diversas residências no período que antecede a data. São as Companhias de Reis “Sagrada Família”, de Peabiru, “Sol Nascente”, de Juranda, e “A Caminho de Belém”, de Roncador.

Essa última, como forma de preservar e destacar as tradições, realizou uma grande festa na comunidade rural de Santo Antônio, no município, nesse domingo (5), reunindo grande público. O momento iniciou com a chegada solene da bandeira e o tradicional canto da companhia.

A celebração religiosa foi presidida pelos padres Gaspar Gonçalves da Silva, Nilson Reis Gonçalves e Gessi de Matos – Foto: Jorge Tolim/Você e Região

Em seguida, a Santa Missa foi marcada por uma celebração presidida por três padres no altar: Gaspar Gonçalves da Silva, Nilson Reis Gonçalves e Gessi de Matos, da Diocese de Campo Mourão. Depois da cerimônia religiosa, foi servido almoço gratuito, exceto bebidas, a centenas de pessoas que compareceram para prestigiar a festa.

Após a Santa Missa, os fiéis se reuniram para um almoço gratuito na comunidade – Foto: Jorge Tolim/Você e Região

O evento, que reuniu público local e visitantes da região, foi possível por meio da solidariedade dos roncadorenses, a partir de doações e trabalhos voluntários.

Juranda: Companhia “Sol Nascente”

A Companhia “Sol Nascente”, de Juranda, também mantém a tradição de realizar a chamada “Folia de Reis”, no período da véspera do Natal (24) até o dia 6 de janeiro, e de promover a festa dos Santos Reis no município, que também seria nesse domingo (5), na Vila Rural Alto Alegre. Porém, por motivo de força maior, a data do evento precisou ser transferida.

“Folia de Reis” realizada pela Companhia “Sol Nascente”, de Juranda

Segundo os organizadores, a celebração foi suspensa devido ao falecimento da senhora Aparecida da Luz Dias, aos 75 anos, na quinta-feira (2). Ela era mãe do folião João de Almeida (conhecido como “Bico”) e tia dos embaixadores Lourival e Tiago Souza. Com isso, a festa foi transferida para o próximo domingo (12), no Centro de Eventos Municipal de Juranda.

Dia de Santos Reis

O dia 6 de janeiro é a data dedicada no calendário católico brasileiro aos três Reis Magos, quando, segundo a tradição cristã, eles visitaram o menino Jesus no presépio após serem conduzidos por uma estrela-guia, conforme conta a história da origem e tradição da data, no portal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Trata-se da Festa da Epifania do Senhor (revelação).

Os três reis magos são: Baltasar, Melchior e Gaspar, que oferecem presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, respectivamente. “O ouro representa a realeza daquele menino, ou seja, veio para ser rei de todos os povos; o incenso representa a humanidade; e a Mirra era um óleo muito fino entre os judeus, utilizado para passar nos mortos”, explica o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, em outra publicação no portal da CNBB.

A retirada das decorações natalinas é recomendada justamente quando se comemora o dia dos Reis Magos. Isso porque é quando os três santos encontram o menino Jesus e revelam o seu nascimento para o mundo. Apesar disso, o tempo do Natal, para as comunidades católicas brasileiras, só termina com a festa do Batismo do Senhor, que, neste ano, será no próximo dia 12 de janeiro.

Folia de Reis

A CNBB também explica que, junto com a celebração litúrgica dedicada aos Reis Magos, as comemorações do nascimento de Jesus e sua manifestação entre os povos são enriquecidas com os chamados “reisados” ou “folias”. Entre a véspera do Natal (24) e a data dos Santos Reis, grupos de companhias religiosas peregrinam nas residências com a missão de anunciar o nascimento do Salvador.

Nesse tempo de Natal, os foliões peregrinam, cantam, rezam e dançam nos lugares por onde passam. Essas folias são consideradas uma manifestação cultural imaterial da igreja. A festa é celebrada em diversas regiões do Brasil, incluindo o Paraná.