Trilha pelos históricos Caminhos de Peabiru será realizada no próximo dia 19

As trilhas pelos históricos Caminhos de Peabiru estão retornando neste mês de janeiro. A próxima será realizada no dia 19 (domingo). As inscrições gratuitas estarão disponíveis a partir de quarta-feira (15) acessando aqui.

Os organizadores solicitam que cada participante confirme sua inscrição levando, no dia da realização da trilha, um quilo de alimento não perecível, como arroz, feijão ou, inclusive, um litro de leite. Os itens arrecadados serão destinados à Pastoral da Criança de Peabiru.

O horário de saída para a trilha está previsto para as 7h30, em frente ao Restaurante e Lanchonete Catafesta (Avenida José Moser, nº 638). A duração da experiência é de aproximadamente cinco horas, com previsão de término às 12h30. Parte do percurso ocorre dentro do rio, que é raso, mas apresenta irregularidades.

Por isso, o grau de dificuldade da rota é considerado moderado, sendo que a idade mínima para participar é de 10 anos. Todos os menores de idade devem estar acompanhados por, pelo menos, um responsável legal. As trilhas são acompanhadas pelos chamados “guardiões”, uma equipe de voluntários dedicados a guiar, proteger e conduzir os visitantes no trajeto.

Uma das integrantes do grupo de guardiões é a Poema Caramelo, uma cachorrinha trilheira que é marca registrada nos passeios turísticos no local. Aliás, pets são bem-vindos para fazerem o percurso. Recomenda-se, ainda, que os visitantes levem água, lanches leves, protetor solar e boné. Além disso, devem usar roupas confortáveis e calçados apropriados para trilha.

Pets são bem-vindos para percorrerem a trilha; inclusive, uma integrante da equipe de “guardiões” dos Caminhos de Peabiru é a Poema, uma cachorrinha trilheira que é marca registrada nos passeios turísticos no local

Acampamento opcional

Quem tiver interesse em prolongar a experiência de aventura e contato com a natureza tem a opção de acampar no Rancho do Vale, que fica nas proximidades da trilha. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo número (44) 99927-4141.

Os organizadores ressaltam que os valores para o acampamento devem ser consultados diretamente com o responsável e que, como a trilha é filantrópica e não visa lucro, não há nenhuma receita obtida desse serviço pelos Caminhos de Peabiru.

Caminhos de Peabiru

Os Caminhos de Peabiru são trilhas que eram usadas por povos indígenas há séculos para cruzar o Brasil e chegar até a Cordilheiras dos Andes, que se estende desde a Venezuela até a Patagônia, atravessando toda a América do Sul. A rota é considerada uma jornada de fé, natureza e autocuidado.

Durante o percurso, os trilheiros têm contato com os rios Ribeirão da Lagoa, Tibagi e Ivaí, além de riachos locais. A trilha tem uma extensão de aproximadamente 9,8 quilômetros e não pode ser feita sozinha, sem acompanhamento dos guardiões.

Por isso, são organizadas datas para percorrê-la sempre em grupos. Para acompanhar o calendário de trilhas no decorrer do ano, os interessados podem seguir a página no Instagram @caminhosdepeabiru.

Potencial Caminhos de Peabiru Estadual

Recentemente, em novembro de 2024, o Governo do Estado do Paraná instituiu um decreto que visa implementar e manter a rede de trilhas ancestrais que atravessa o Paraná, de Paranaguá a Foz do Iguaçu, e chega ao Peru. O trajeto percorre 86 municípios do estado, incluindo Peabiru. O Decreto nº 8.025 institui o Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru.

A proposta tem como objetivo promover a rota, para estruturar e fomentar o turismo sustentável, fortalecendo corredores ecológicos, a herança cultural e a promoção do bem-estar, por meio da implementação de trilhas de longo curso. Assim, o projeto prevê a sinalização dos Caminhos de Peabiru no Paraná, entre outras ações.