IBGE segue com pesquisa sobre orçamento familiar em quatro municípios da região
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) segue na região de Campo Mourão com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2024/2025, iniciada em novembro de 2024. A previsão é que os resultados sejam divulgados em 2026.
Na Comcam, o levantamento está sendo aplicado por amostra nos municípios de Campo Mourão, no Jardim Araucária; em Peabiru, na zona rural; Corumbataí do Sul, também na área rural; e em Mamborê, no Distrito de Guarani.
O chefe da Agência do IBGE em Campo Mourão, Marcos Vinícius Vicente, informou que a pesquisa tem dois objetivos principais: retratar o orçamento e a qualidade de vida das famílias. Esta edição da pesquisa também inclui um módulo que, de forma inédita, pesquisará o uso do tempo da população. Pelo menos 130 famílias serão ouvidas.
“Essa pesquisa é mais complexa que as outras que fizemos. O pesquisador chega a ir à casa do entrevistado umas três ou quatro vezes ao longo de uma semana. São anotados todos os hábitos de consumo da pessoa. Por isso, demanda bem mais tempo”, disse.
Os entrevistadores estarão identificados com o crachá e veículo do IBGE. Marcos Vinícius ressaltou a importância de a população receber os pesquisadores e responder às perguntas. Segundo ele, a identidade dos trabalhadores pode ser consultada no site do IBGE, no link: respondendo.ibge.gov.br/. Dúvidas podem ser sanadas via telefone da agência de Campo Mourão no número: (44) 9.9772-1021.
Serviço
Mais informações ou dúvidas sobre a pesquisa, os interessados podem ligar para a agência do IBGE em Campo Mourão no telefone: (44) 9.9772-1021 ou no link: respondendo.ibge.gov.br