Cavalgada com saída de Mamborê percorrerá cidades da região por 6 dias
Cavalheiros de Mamborê deram início, nessa segunda-feira (13), a uma cavalgada que passará por vários municípios da região. Serão pelo menos seis dias no trecho até o retorno a Mamborê. A aventura é coordenada por Levi Paraná e Luizinho Boiadeiro.
O prefeito de Mamborê, Sebastião Martinez, acompanhou a partida dos cavalheiros, que iniciaram o percurso saindo do Parque de Exposições da cidade, e destacou a importância das cavalgadas para manter as raízes e costumes do município.
“Essa tradição vem sendo mantida há décadas na nossa cidade. É muito importante mantê-la porque os pioneiros chegaram até Mamborê a cavalo e em mulas, trazendo as suas famílias. Como é bom saber que ainda existem pessoas que mantêm esta tradição”, falou o prefeito, desejando boa viagem aos participantes. Ele lembrou do saudoso Neuso Oliveira, um dos amantes da cavalgada, um dos grandes incentivadores da iniciativa.
Os cavaleiros percorrerão o trecho por seis dias, passando por diversas cidades. No trajeto, passarão por estradas rurais, apreciando os atrativos da região, mantendo o contato com o campo e a natureza. Durante o percurso, farão paradas para refeições e cuidados e alimentação dos animais.
Pelas cidades por onde passarão, serão recepcionados por outros cavaleiros que se juntarão a eles para o percurso. O trajeto inclui passagem pela Água da Fonte e Martinópolis, em Farol; Janiópolis, Comunidade Cinco Marcos, Arapuã, Rancho Alegre, Paranaguaçu, Demenek e Juranda, com retorno a Mamborê. “Essa cavalgada representa mais do que uma viagem, é a celebração da cultura e da história que fortalece os laços entre a comunidade e suas raízes”, destacaram os organizadores.
Martinez destacou ainda que o município de Mamborê é parceiro do evento e reforçou o compromisso da administração pública em apoio às cavalgadas e demais eventos que preservem a identidade cultural do município.