Santa Casa: ‘Está todo mundo seguro’, afirma interventor Sérgio após danos causados pela chuva
Após Campo Mourão registrar aproximadamente 50 milímetros de chuva em pouco mais de 30 minutos, causando danos em vários pontos da cidade, inclusive em parte da estrutura do Hospital Santa Casa, o interventor da unidade hospitalar, Sérgio Henrique dos Santos, falou sobre a situação e tranquilizou familiares de usuários da unidade. “Está todo mundo seguro”, disse.
Parte do forro de gesso de um corredor da maternidade do hospital cedeu e caiu durante a chuva torrencial que atingiu a cidade no final da tarde desse domingo (19). O interventor comentou que, embora o grande volume de precipitação tenha provocado alguns transtornos na estrutura física do local, a situação foi pontual e já foi controlada na noite do mesmo dia. Santos informou, ainda, que nenhum paciente se feriu com o ocorrido.
Por segurança, algumas medidas foram tomadas assim que o fato aconteceu. “Tivemos que remanejar internamente alguns pacientes de leito para segurança, por questão de corredores molhados, mas isso está tudo sob controle, todos os pacientes acomodados”, tranquilizou.
Áreas próximas ao local atingido foram isoladas, assim como o restante do gesso foi retirado para evitar que caísse também. “O hospital está lotado, bastantes pessoas precisando de atendimento, mas todas elas foram alocadas”, disse.
A maternidade e a pediatria, por exemplo, foram realocadas ao setor particular, para a segurança de todos. Na noite de domingo, profissionais da prefeitura de Campo Mourão e do Corpo de Bombeiros já realizaram uma análise técnica prévia no estabelecimento e auxiliaram na desobstrução do ponto afetado. “É uma soma de esforços da equipe da Santa Casa, da equipe da prefeitura e dos Bombeiros”, falou, agradecido.
Jelson Gabriel Bruno da Silva, diretor da Defesa Civil de Campo Mourão, explicou o que provocou o rompimento de uma área do teto do corredor da ala da maternidade. “Foi uma pequena parte, apenas um corredor da maternidade, onde houve apenas um entupimento de calha e por conta disso teve uma sobrecarga em uma pequena parte de gesso”, disse.
Silva comunicou, ainda, que, de acordo com levantamento prévio, apenas aquela área foi afetada, de forma isolada. No entanto, a partir desta segunda-feira (20), os profissionais farão melhores avaliações na estrutura do prédio, para garantir o bem-estar dos pacientes e a integridade das instalações.
Outros pontos afetados
Além do Hospital Santa Casa, outros pontos da cidade também foram afetados pelas chuvas. Ocorrências foram registradas principalmente em áreas perto de lagos e rios, que transbordaram. Para identificar outros possíveis problemas, os profissionais da Defesa Civil do município percorreram diversas regiões da cidade após as fortes chuvas, como a Avenida das Torres, os jardins Cidade Alta e Cidade Nova e a Rua Panambi, onde também foi constatado um transbordo de rio.
Apesar de alguns estragos pontuais, a situação começou a ser controlada durante a noite anterior mesmo, para evitar riscos à população. “Nós recebemos informações de que em alguns pontos de Campo Mourão houve alguns pequenos sinistros que aconteceram, mas nós, de prontidão, a prefeitura do município, junto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, estamos trabalhando para mitigar essa situação”, falou Silva.
Além disso, foi feito contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seimob), para que os casos de maior urgência e risco pudessem ser solucionados. Nesta segunda-feira, os trabalhos continuam. “Nós não iremos parar. Continuamos percorrendo pontos até descobrir se existem outros locais em situações críticas para o município e já vamos continuar trabalhando para que tudo cesse, fique tranquilo e a população fique em segurança”, afirmou o diretor da Defesa Civil.
Serviço
Em caso de necessidade, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.